Prisão de lobista causa pânico ao governador Rodrigo Rollemberg

Por Mino Pedrosa

O lobista que operava com status de ministro na Esplanada dos Ministérios, está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília e sua delação é nitroglicerina pura para o governador Rodrigo Rollemberg. Sílvio de Barbosa Assis e sua comparsa Verusca Peixoto da Silva, foram presos na Operação Registro Espúrio da PF por suspeita de corrupção e pagamento de propina para liberação de registros de novos sindicatos no Ministério do Trabalho.

Com as investigações a prisão que antes era temporária foi convertida para preventiva o que agravou a situação do lobista que já mandou recado por meio de seu advogado que não vai se calar e muito menos poupar ninguém. O recado estremeceu os pilares do Palácio do Buriti que já se mobiliza para evitar uma delação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Silvio Assis Já foi citado na CPI do Narcotráfico do Congresso Nacional. Foi investigado na Operação Miquéias, que revelou fraudes em fundos de previdências de servidores públicos. Denunciado em matérias exclusivas do site Quidnovi.com.br desde 2010. Mas, em 2014 recebeu das mãos do governador Rodrigo Rollemberg as chaves da cidade (leia-se cofres do GDF)

O lobista doou ilegalmente 3 milhões de reais para campanha de 2014 que elegeu Rodrigo  Rollemberg. Após a posse do governador exigiu o Detran, caixa preta de todo governo por gerar recursos que foge do controle dos tribunais de constas dos estados e com isso há desvios de dinheiro para outros setores. Rollemberg tentou entregar a autarquia ao lobista, mas, as denúncias publicadas no Quidnovi o fizeram recuar.

 

Com isso o loby passou a ser feito por meio da Intensicare empresa que atua na área de saúde e tinha dinheiro a receber do GDF. A propina paga ao lobista foi depositada pela Intensicare em uma conta da empresa do irmão de Silvio em Belém do Pará.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Silvio Assis confessou a Rollemberg que o dinheiro doado ilegalmente na campanha por meio de caixa 2 não era dele, mas, sim de outro lobista: Mouhamad Moustafa que havia emprestado a juros altos e tinha interesse em participar com parceria público privada na área de saúde. Rollemberg tentou entregar alguns projetos para comtemplar Moustafa, mas, durante o planejamento Moustafa foi preso em Manaus por corrupção também na área de saúde o que inviabilizou a parceria público privada.

Diante disso Silvio Assis fez chantagens ameaçando denunciar os recursos doados ilegalmente na campanha. Mais uma vez Rollemberg tentou atender o lobista concedendo empréstimos vultuosos no Banco Regional de Brasília (BRB). Silvio Assis com uma empresa recente não teve o cadastro aprovado pela direção do banco o que novamente ameaçou o negócio.

O lobista evitou a denúncia e nos últimos meses se mantinha em silencio o que pode vir a ser constatado como um acordo e ou pagamento. Agora, com o lobista preso na PF acusado de vários crimes a tendência é o criminoso buscar o benefício da delação premiada o que apavora não só Rollemberg como também outros políticos que usaram o lobista.

Nos bastidores o comentário é que Silvio Assis teria filmado a entrega do dinheiro no quarto do Hotel Manhattan e que o emissário de Rollemberg seria o presidente do PSDB-DF na época: Marcos Dantas. Além de Rodrigo Rollemberg, Silvio Assis deu dinheiro também para candidatos a deputado distrital e federal que enviaram seus emissários para buscar o dinheiro no tal quarto do Hotel Manhattan.

O lobista que desembarcou em Brasília em 2009 na campanha do candidato a governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT-DF). Na época se apresentava usando o nome do então presidente do Senado, José Sarney, que negou ser o padrinho de Sílvio. Montou um escritório no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, contratou um mordomo com luvas brancas, prostitutas de alto luxo e servia em seu escritório um cardápio humano variado regado a vinhos nobres o que o credenciava no loby na Esplanada dos Ministérios.

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Outubro, 2018

Filtrar eventos

19out(out 19)19:0020(out 20)12:00Curso de Assessoria de Comunicação

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend