Dia histórico: mundo vê a primeira imagem de um Buraco Negro no Espaço

Conhecido apenas em teoria, cientistas de seis países apresentaram a primeira imagem obtida do Buraco Negro, hoje, numa entrevista coletiva simultânea

Conhecido apenas em teoria, cientistas de seis países apresentaram a primeira imagem obtida do Buraco Negro, hoje, numa entrevista coletiva simultânea

O Fato –  Nesta quarta-feira (10), cientistas apresentaram a primeira – na história da humanidade – imagem de um buraco negro (foto acima).

A Notícia –  A imagem foi obtida no âmbito do projeto Event Horizon Telescope (Telescópio de Horizonte de Eventos) que uniu oito potentes telescópios por todo o mundo, localizados nos EUA, México, Chile, Espanha, Groenlândia,França e inclusive na Antártida. Cada um deles contribuiu durante dois anos para formar a imagem do buraco negro (denominado Sagitário A) que se situa no centro da nossa Via Láctea e tem a massa correspondente a quatro milhões do nosso Sol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Porque isso é importante –  Até hoje o buraco negro era apenas uma teoria. Einstein previu, em 1915, o tamanho e formato de um buraco negro, no âmbito da Teoria Geral da Relatividade que constitui a base da Física moderna. Se a imagem não correspondesse ao previsto, toda a teoria – da gravidade a outras forças físicas que nos rodeiam –  seria posta em xeque. Mas mais uma vez, as previsões do físico prevaleceram. O buraco negro concentra tanta massa que nem mesmo a luz foge da sua força gravitacional.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

um × um =

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend