Reinaugurado, Centro de Práticas Sustentáveis lançará calendário de cursos em abril
Pronto desde 2013, prédio estava há dois anos fechado por falta de acessibilidade. Governo de Brasília reabriu o edifício nesta quinta-feira (29)
Fechado desde 2015, foi reinaugurado nesta quinta-feira (29) o Centro de Práticas Sustentáveis, em São Sebastião. No prédio, serão oferecidos cursos, palestras e workshops. A divulgação do calendário está prevista para abril.
O local ficou dois anos inativo porque precisava passar por adequações estruturais, como rampas de acessibilidade, e de um contrato para manutenção.
Ele foi construído como compensação ambiental pela construção do Jardins Mangueiral e estava até então sob a responsabilidade da empreiteira.
Após as adequações de acessibilidade, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram)passa a ser o responsável pela estrutura. O centro será usado por meio de parcerias do Executivo local com entidades da sociedade civil.
“Este centro será de integração entre a cultura, o meio ambiente e a educação. É um espaço de vanguarda, um novo modelo que deve se multiplicar em outras regiões do DF”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na cerimônia de inauguração nesta manhã.
Arquitetura do centro é sustentável
Criado como forma de compensação ambiental pela construção do Bairro Jardins Mangueiral, o Centro de Práticas Sustentáveis foi construído como um projeto arquitetônico para a sustentabilidade.
Os materiais foram comprados de empresas com certificado de programa internacional de atuação responsável com o meio ambiente.
Na produção dos painéis de fixação das paredes de taipas e no rodapé de alguns cômodos e nos eletrodutos da edificação, por exemplo, utilizou-se bambu.
As taipas, por sua vez, foram produzidas com o barro da própria obra, e a madeira é de reflorestamento certificado.
Além disso, o centro conta com um viveiro com mudas do Cerrado.