Lago Norte ganha batalhão da PMDF
Nova unidade atende demanda antiga da população local, que era atendida por unidade fora da área de atuação. Moradores do Taquari e do Varjão também serão beneficiados diretamente
Para atender a uma demanda de mais de 10 anos, o 24º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) passa a operar em uma unidade no Lago Norte. Serão atendidos diretamente os moradores locais, assim como os do Taquari e do Varjão.
A inauguração do espaço ocorreu no Centro de Atividades 2, conjunto 19, na manhã deste sábado (3). O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia e destacou a importância de ter unidades policiais próximas aos moradores.
“Este batalhão é um exemplo de uma ação que atua em conjunto com a comunidade. Não adianta apenas proteger a população, sem conhecê-la. Agradeço também aos moradores do Lago Norte, por receberem tão bem os policiais”, disse.
Único batalhão que não ficava na área de atuação, a unidade tinha problemas específicos, como alto custo de deslocamento e roubos e furtos de veículos. A estrutura ficava no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan).
Enquanto a equipe concentrava esforços em atender pedidos da população, além de policiar Lago Norte, Varjão e Taquari, criminosos levavam rodas, pneus e até partes de motores dos carros que ficavam parados.
O comandante-geral da PMDF, coronel Marcos Antônio Nunes, reforçou o compromisso da polícia com a população. “Com este ato, aproximamos a corporação aos moradores com 130 homens e mulheres que atuam em conjunto com a comunidade”, disse.
Os policiais esperaram dez meses para fazer a mudança após a estrutura ficar pronta. “Foram feitas algumas alterações, como reformas nas paredes. O local atendeu quase perfeitamente às nossas necessidades”, disse o major Nafez Nany Simício Abud Cury, comandante do batalhão.
Segundo ele, a espera foi para lidar com questões burocráticas, como a licitação do espaço e aprovações da Agência de Fiscalização do DF (Agefis).
Para o Administrador do Lago Norte, Marcos Woortmann, hoje ele concluí o capítulo mais importante em 07 anos de trabalho pelo Lago Norte. Foram inúmeras reuniões, ofícios, inspeções, pesquisas e tomadas de preço, reuniões do orçamento participativo, indicações parlamentares, reuniões comunitárias e seminários durante 3 gestões minhas à frente da Administração Regional do Lago Norte.
Hoje concluí o capítulo mais importante em 07 anos de trabalho pelo Lago Norte, iniciado em 2011 quando recebi no meu Gabinete a Polícia Militar, que há anos aguardava seu quartel em nossa cidade.
Marcos Woortmann, Administrador do Lago Norte
Hoje inauguramos a nova sede do 24o Batalhão de Polícia Militar , trazendo segurança, atenção e amizade, agora com uma presença significativamente maior em nossa cidade.
Nossa polícia cidadã ainda oferecerá aulas de reforço, cursos de línguas e artes marciais para os jovens do Cedlan, nossa escola pública que fica do outro lado da rua. Temos policiais cidadãos em nossa cidade, e a cada dia uma cidade mais tranquila e com paz.
PMDF homenageia moradores do Lago Norte que apoiaram os policiais
Na cerimônia, dez moradores do Lago Norte foram homenageados pelo apoio aos policiais e à criação do batalhão. Entre eles, estava a aposentada Therezinha Felix Cardoso, de 88 anos.
“Para mim, essa homenagem foi uma surpresa. Acho excelente que eles mudem para cá, fazemos essa demanda para a administração regional há mais de dez anos”, disse Therezinha.
Moradora do Lago Norte desde 1981, Therezinha reivindicou junto à prefeitura comunitária bicicletas e espaços para os policiais ficarem estacionados no Lago Norte.