Dia dos Namorados – 5 Razões para Celebrar o Amor

Dia dos Namorados

Celebrar o dia dos namorados é uma das formas de preservar o amor vivo nas relações

Este sentimento está associado a uma série de benefícios para a saúde. E se você tem alguma dúvida se vale a pena amar e demonstrar carinho pela pessoa amada, aqui seguem algumas comprovações científicas.

O amor nos deixa mais feliz

Um dos hormônios responsáveis pelo sentimento de felicidade quando estamos apaixonados é a dopamina. Esta substância melhora o humor, faz as pessoas se sentirem apreciadas e extremamente positivas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A boa noticia é que alguns estudos sugerem que este hormônio encontra-se elevado também no cérebro de casais de longa data2. Desta forma os benefícios continuam além do estado de paixão.

O amor diminui o estresse

Além da dopamina, outro hormônio que acompanha os casais enamorados consiste na oxitocina. Este é responsável pela conexão e sentimento de confiança que une duas pessoas.

Outro benefício da oxitocina é auxiliar no controle do estresse. Quando as pessoas se sentem amadas e seguras os níveis do cortisol (hormônio do estresse) tendem a diminuir.

O amor ajuda a controlar a ansiedade

O sentimento de solidão pode ser nocivo para a nossa saúde. Nesta situação ocorre aumento de cortisol e adrenalina, estimula o sentimento de ansiedade.

Estar apaixonado e se sentir amado pode atenuar esta sensação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 
O amor nos faz cuidar mais da saúde

Casais cuidam mais da saúde um do outro. Muitas vezes existe uma negação sobre uma condição médica; o parceiro pode auxiliar a perceber a necessidade de procurar um profissional de saúde.

Por exemplo, pessoas em uma relação estão mais propensas a detectar um melanoma (um tipo agressivo de câncer de pele) mais precocemente.

O amor nos ajuda a viver mais

Estudos já comprovaram que pessoas casadas tem maior longevidade. E os benefícios continuam, como a diminuição de demência e doenças mentais.

 No entanto, apesar das evidências serem fortes para os casais apaixonados, uma revisão em 2010 com mais de 140 estudos comprovou que qualquer tipo de relacionamento (incluindo amigos e família) tem um impacto positivo na saúde. Portanto, mesmo quem está solteiro tem motivos para comemorar.

Com tantas razões para cultivar o amor desejo um feliz dia dos namorados.

Por: Adriana Pessoa é Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa em São Paulo, possui Residência em Clínica Médica e Endocrinologia pela mesma instituição. É Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Associação Médica Brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


BDF na Rede

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend