Como conciliar gravidez e atividade física?

gravidez

Prática constante pode aliviar as dores e preparar a musculatura da futura mamãe para a chegada do bebê

A gestação é um período de grandes mudanças, tanto física como mentalmente. É nesta fase que muitas mulheres aumentam os cuidados com a saúde. Como a pedagoga Patrícia do Vale e Souza, de 39 anos, que se prepara para o a chegada do primeiro filho.

A pedagoga conta que começou a praticar atividade física mesmo antes de descobrir a gravidez. “Tenho hipotireoidismo, meu TSH é sempre elevado. O médico disse que além da medicação, a atividade física é fundamental para o meu bem-estar”, relata.

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Ela ressalta que o treino mudou bastante desde a descoberta. “Comecei com o treino express, pois é bem rápido, apenas 30 minutos, agora com a gestação tenho uma série feita especialmente para mim, com exercícios leves, para fortalecer e estabilizar a minha coluna, para aguentar o peso da barriga, que está crescendo”, destaca.

Quem acompanha Patrícia de perto é o educador físico Paulo André Prates Serrano, da Bodytech Lago Norte. Ele explica que o treino foi pensado para evitar as dores futuras. “Fizemos um treino pensando no fortalecimento das costas, pernas e lombar, pois com o aumento da barriga a mulher sente muita dor nas costas”, afirma.

Serrano complementa que “é importante reforçar a musculatura do corpo, principalmente das pernas, pois a gestante vai aumentar o peso e precisará de sustentação”.

Para o educador físico é preciso ainda, ficar de olho no batimento cardíaco da futura mamãe, já que com a gestação, os batimentos podem subir e a pressão cair. “É de fundamental importância que a gestante e o professor tomem cuidado com os exercícios que comprimem o abdômen e que aumentam a pressão uterina”, acrescenta.

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