Com rotina de exercícios, programa voltado às grávidas incentiva gestação saudável

Com rotina de exercícios, programa voltado às grávidas incentiva gestação saudável

Acompanhamento às futuras mamães estimula atividades físicas especialmente aplicadas a cada fase da gravidez

Muitas mulheres sonham com o dia em que serão mães. Quando descobrem a gravidez é natural que pensem em se cuidar um pouco melhor, deixando os maus hábitos e aderindo a costumes mais saudáveis, como a prática de atividade física. Há uma semana, a servidora pública Fernanda Gomes Pedrosa, de 35 anos, começou a fazer pilates.

Grávida de sete meses, ela conta que o exercício tem ajudado a aliviar as dores musculares. “Faço sessões nas terças e quintas e tenho sentido uma melhora grande. Os exercícios me ajudam a fortalecer e alongar os músculos, as articulações, utilizar a respiração de forma consciente e me conectar com as transformações do meu corpo”, ressalta. A futura mamãe participa do Programa Gestação Saudável, da academia terapêutica B-Active.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A fisioterapeuta, Juliana Martins Ramalho, explica “exercícios programados ajudam no controle da pressão arterial e da glicemia, evitando intercorrências gestacionais, melhorando a circulação sanguínea e favorecendo a oxigenação fetal”. De acordo com Juliana, o programa gestação saudável é dividido em quatro fases, que acompanham o desenvolvimento gestacional de cada mulher.

As atividades propostas propiciam uma gestação mais saudável diminuindo as dores e incômodos que surgem com as mudanças fisiológicas do corpo da mulher. A cada fase da gestação, novos exercícios são introduzidos sempre pensando no conforto da mamãe e bom desenvolvimento do bebê. “Para isso, adequamos o programa Gestação Saudável a todas as mulheres, desde as sedentárias até as que praticam atividade física regularmente, como a Fernanda, que já fazia musculação, remo e até aulas de circo”, afirma.

Dentro do programa, as gestantes praticam exercícios como conscientização corporal e respiratória, prática de suma importância durante o trabalho de parto, exercícios de alongamento, fortalecimento da musculatura paravertebral, abdominal, membros inferiores, membros superiores e assoalho pélvico. A B-active utiliza equipamentos ergonômicos medicinais para fortalecimento muscular, Matt, Ball,Studio Pilates e técnicas de fisioterapia.

A B-Active recomenda para iniciar o programa, que a gestante apresente um atestado do seu médico, com liberação de atividade física. A gestante ainda vai passar por uma avaliação fisioterapêutica na academia terapêutica, a fim de ter maior segurança para a mãe e para o bebê.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

5 × 1 =

BDF na Rede

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend