“Quilombo da Liberdade, raízes” circula pelo DF | Brasília de Fato

“Quilombo da Liberdade, raízes” circula pelo DF

A caravana formada pelo Circo Teatro Artetude e o Grupo Cultural e Social Grito da Liberdade desembarca para temporada, nos meses de abril e maio, nas escolas públicas do DF com o espetáculo “Quilombo da liberdade, raízes”. A montagem leva aos estudantes aspectos da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. O intuito é que, a partir do espetáculo, os alunos reflitam sobre a condição do negro na época da colonização e a de hoje, e o papel desse povo na formação da identidade brasileira. As apresentações são todas gratuitas e iniciam no Riacho Fundo II, no dia 24 de abril. Depois segue para Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo I.

Por meio de cantos e danças da capoeira, com pitadas de circo e poesia, a montagem aborda temas como agressões em ambiente escolar, machismo e racismo. De acordo com o diretor da peça, Ankomarcio Saúde, as crianças e os jovens sempre se identificam com a música e os movimentos da capoeira, e que isso amplia o olhar sobre as referências da cultura africana na construção da própria identidade. “Acreditamos que diante do aumento da violência nas periferias do DF é fundamental que a comunidade escolar contribua com seu olhar sobre as causas e consequências do envolvimento de jovens e crianças com o álcool, as drogas”, disse. “Até onde os ônibus lotados de hoje não são os navios negreiros de ontem, e as favelas quilombos urbanos?”, provoca o diretor da peça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Na primeira temporada, “Quilombo da liberdade, raízes” percorreu duas cidades do DF, Gama e Ceilândia, onde foi apresentado em nove escolas e assistido por mais de oito mil alunos espectadores do espetáculo que carrega Zumbi dos Palmares, Mestre Pastinha e Mestre Bimba entre outros heróis negros como personagens da história do Brasil. O projeto também já foi apresentado nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde foi visto por mais de 10 mil pessoas.

O espetáculo leva aos jovens mitos e ritos dos afrodescendentes numa mescla de capoeira regional e angola e das danças de puxada rede, dança do bastão e maculelê, em que os negros são protagonistas. “Uma fusão em que a beleza dos movimentos junto a plástica do figurino prende a atenção de todos os alunos para aprenderem sobre a história negra do país como processo formador de nossa identidade”, explica Ankomarcio.

A peça é também uma reverência a mitologias africanas, explorando as técnicas de manipulação corporal, com uma linguagem artística de figurinos que resgatam a ancestralidade e coreografias que desafiam o limite do corpo humano, um encontro de corpo e alma. As danças são embaladas ao som de berimbaus, agogôs, atabaques, pandeiros e reco-reco, e trazem histórias reais e fictícias transmitidas pela cultural oral de raiz africana numa surpreendente cena.

O projeto tem como idealizador o Mestre Cobra, líder do grupo de capoeira Grito de Liberdade. “O objetivo, além de perpetuar a cultura africana e a formação cultural brasileira, é descentraliza a produção e apresentação de movimentos artísticos em Brasília, passando por diversos pontos do Distrito Federal”, diz o capoeirista em defesa de suas tradições.

Saiba Mais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Grito de Liberdade

Desde 1980, na Candangolândia, o grupo do Mestre Cobra, trabalha a capoeira perpetuando a história das culturas de matriz africana. Nessa época, a capoeira era marginalizada, sendo praticada às escondidas, no mato. De 80 a 90, Cobra treina com Mestre Rizomar. Em 1990, vai para Asa Norte estudar com Grupo Taboza de Mestre Fred. Cinco anos depois, segue para o Sol Nascente, com Mestre Romeu. Em 1994, começa a desenvolver seu trabalho no Riacho Fundo. Forma-se, então, o grupo de capoeira Grito de Liberdade.

Circo Teatro Artetude

O Circo Teatro Artetude acredita no circo como instrumento para a construção de um pensamento novo, baseado em sentimentos como respeito, disciplina, confiança e perseverança. Sentimentos importantes para a formação de um cidadão capaz de contribuir para um mundo novo e sustentável. Formado pelos Irmãos Saúde, Ankomarcio e Ruiberdan, a trupe estuda e desenvolve tecnologia para espetáculos de rua. Com quinze anos de existência, conta com quatro espetáculos consagrados: Brincadeiras de Circo, Grande Circo dos Irmãos Saúde, Patralhões e Clownbaré (show de variedades). Em seu ônibus equipado com som, luz, cinema e picadeiro, que ora é camarim, ora é picadeiro, a trupe viaja por todo o Brasil. A bordo desse circo sobre rodas, já participaram dos principais festivais de palhaço e circo do país, como SESC Fest Clown (Brasília), Anjos do Picadeiro (Rio de Janeiro), Fiac (Bahia), Mostra SESC Cariri de Cultura (Ceará), Mostra Zezito de Circo(Brasília), Festival de Circo do Brasil (Recife), Tangolomango (RJ e PE), Festival Mundial de Circo (Belo Horizonte) entre outros.

 

Programação das apresentações

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Riacho Fundo II

24/04
Local: Centro de Ensino Fundamental 2
Horários: 10h às 11h, 14h às 15h e 20h às 21h

25/04
Local: Centro Educacional Agrícola
Horários: 10h às 11h e 14h às 15h

27/04
Local: Centro Educacional 1
Horários: 10h às 11h, 14h às 15h e 20h às 21h

30/04
Local: Escola Classe 1
Horários: 10h às 11h e 14h às 15h

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Candangolândia

07/05
Local: Centro Educacional Fundamental 1
Horários: 10h às 11h e 14h às 15h

09/05
Local: Centro de Ensino Médio Júlia Kubitcheck
Horários: 10h às 11h, 14h às 15h e 20h às 21h

Riacho Fundo I

11/05
Local: Centro de Ensino Médio 1
Horários: 10h às 11h, 14h às 15h e 20h às 21h

14/05
Local: Escola Classe Verde
Horários: 10h às 11h e 14h às 15h

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


16/05
Local: Centro Educacional 2
Horários: 10h às 11h e 14h às 15h

Núcleo Bandeirante

17/05
Local: Centro Educacional Vargem Bonita (Parkway)
Horários: 10h às 11h e 14h às 15h

28/05
Local: Escola Classe Ipê
Horários: 10h às 11h e 14h às 15h

 

Crédito da foto: Ricardo EK

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Agosto, 2018

Filtrar eventos

30jun(jun 30)18:0009set(set 9)00:00Na Praia ° 2018

18ago(ago 18)23:0019(ago 19)17:00PsycoTrance 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend