Hugo Rodas encena dois espetáculos gratuitos em Brasília

Hugo Rodas encena dois espetáculos gratuitos em Brasília

Agrupação Teatral Amacaca(ATA) encena dois  espetáculos do consagrado diretor

O público de Brasília, Goiânia e Belo Horizonte poderá conferir  espetáculos   do consagrado Hugo Rodas, diretor uruguaio radicado no Brasil há mais de 40 anos. A ATA – Agrupação Teatral Amacaca, dirigida pelo célebre encenador, circula com seu repertório unido em um só espetáculo. No 1 º ato apresenta-se “Ensaio Geral”, obra estreada em 2012, vencedora do Prêmio Myriam Muniz e Melhor Trilha Sonora do Prêmio Sesc do Teatro Candango do mesmo ano – espetáculo apresentado mais de 72 vezes em 8 estados brasileiros. E no 2º ato é apresentado “Punaré & Baraúna” de 2015, vencedora de 3 prêmios no Prêmio Sesc do Teatro Candango: Melhor Direção, Trilha Sonora e Iluminação.

A experiência de unir os dois espetáculos da ATA em uma noite foi realizada pela primeira vez em setembro de 2016, no Teatro Oficina, em São Paulo. Para Hugo Rodas,o objetivo é valorizar ainda mais a encenação, já que ambos partem de um mesmo ponto: uma orquestra de atores que conta histórias.

Espetáculo Punare. Foto Sartoryi
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A OperATA oferece ao espectador um painel da obra recente de Hugo Rodas e sua trupe. Em Ensaio Geral, o amor é celebrado em uma colagens de textos de Hilda Hilst, Caio Fernando Abreu, Eduardo Galeano, dentre outros, em um suposto ensaio na casa de alguém regado a vinho, com estética inspirada na juventude e em grafites urbanos. Já Punaré & Baraúna é um musical autoral sertanejo sobre triângulo amoroso inspirado no romance de Luiz Bernardo Pericás – Cansaço:  a longa estação. O mesmo cenário, vira pano de fundo para retratar este sertão qualquer e Amacaca canta a história destes personagens em 11 músicas originais.

Na capital federal, o grupo se apresenta nos dias 28 e 29 de abril, no Teatro Newton Rossi, na Ceilândia, com entrada franca e interpretação em libras nas duas sessões. Logo depois, segue para Goiânia, onde se apresenta nos dias 4 e 5 de maio, no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG). Já nos dias 19 e 20 de maio, estará no Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte.  Em Goiânia, a companhia participa também da Mini-Mostra Retrospectiva Hugo Rodas no dia 6 de abril, com o espetáculo Adubo ou a Sutil Arte de Escoar pelo Ralo, parte integrante do Festival Manga de Vento.

Espetáculo Ensaio Geral. Foto: Diney Araújo
Adubo exclusivamente em Goiânia

Goiânia ganha mais um espetáculo nesta circulação. No dia 6 de maio, o grupo encena  Adubo ou a Sutil Arte de Escoar pelo Ralo, como parte da Mini-Mostra Retrospectiva Hugo Rodas. Tendo um quadro negro escrito a giz ao fundo, Adubo versa sobre a morte e tudo que a rodeia, em um texto rápido e denso dividido em blocos narrativos, sempre acompanhados de mudanças nos desenhos do quadro, uma metáfora sobre as transitoriedades da vida. A partir de cada história contada, o espectador é levado à risos e reflexões, alternando a visão da história sob as óticas de cada personagem. Com 13 anos de estrada, Adubo já participou de dezenas de mostras e festivais, arrancando fortes aplausos por onde passa.

“A importância do espetáculo ADUBO está no emocional e no preparo técnico dos quatro participantes que se entregam e se integram com absoluto comando cênico, com inteligência, talento, domínio vocal, corporal. Comoventes nesse jogo de ilimitada fé na sua vocação de interpretes”, comentou a atriz, Fernanda Montenegro, que assistiu à peça em sua passagem pelo Rio de Janeiro, em 2006.

Sobre Hugo Rodas

Nascido no Uruguai e radicado há mais de 40 anos no Brasil, Hugo Rodas firma-se como um dos mais talentosos e importantes artistas de teatro da atualidade.  Transita pelas vezes de ator, diretor, bailarino, coreógrafo, cenógrafo, figurinista e professor de teatro. Sua trajetória está sempre ligada aos grupos teatrais para os quais trabalha, desde o Grupo Pitú, nas décadas de 70, e de 80, passando pelo Teatro Universitário Candango (TUCAN), nos anos 90 e 2000, assim como pela Companhia dos Sonhos. Atualmente é um dos nomes à frente da Agrupação Teatral Amacaca (ATA), sua mais recente trupe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 
Hugo Rodas. Foto: EDE Amaro

Ficha técnica:

Punaré & Baraúna

Elenco: André Araújo, Abaetê Queiroz, Camila Guerra, Dani Neri, Diana Poranga, Flávio Café, Gabriela Correa, Iano Fazio, Juliana Drummond, Luiz Felipe Ferreira, Márcia Duarte,Nobu Kahi, Pedro Tupã, Rosanna Viegas e Tulio Starling. Produção Executiva: Tulio Starling e Luciana Lobato Assistente de Produção: Camila Guerra Direção Artística: Hugo Rodas. Dramaturgia e composição das canções: Hugo Rodas e ATA.

Ensaio Geral

Direção: Hugo Rodas, Elenco: André Araújo, Abaetê Queiroz, Camila Guerra, Dani Neri, Diana Poranga, Flávio Café, Gabriela Correa, Iano Fazio, Juliana Drummond, Luiz Felipe Ferreira, Márcia Duarte,  Rosanna Viegas e Tulio Starling. Músicos: Nobu Kahi, Pedro Tupã e Iano Fazio. Cenografia e figurino: Hugo Rodas e o grupo. Grafitti de banquetas da cenografia: Gabriel Marx. Painéis de Grafitti: Diana Poranga.


Serviço:
ATA Repertório – Ensaio Geral (2012) + Punaré & Baraúna (2015)
28 e 29 de abril – Ceilândia (DF) – Teatro Newton Rossi
Centro de Atividades SESC Ceilândia – QNN 27 Área Especial Lote B, Ceilândia Norte
Entrada Franca
20H
*Oferta de interprete em libras nas duas sessões

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Setembro, 2018

Filtrar eventos

21set(set 21)23:0022(set 22)04:00Henrique & Ruan e DJ Pic SchmitzShed Wetern Bar

26set20:0023:00Andrea Bocelli | Brasília - DF

27set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

28set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

29set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

30set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend