Espetáculo documental retrata a realidade de detentos, moradores de rua e recicladores de lixo

Espetáculo

Diretor e elenco mergulham no universo de pessoas à margem da sociedade, por meio de longas entrevistas e períodos de vivências presenciais

A dura realidade de pessoas negligenciadas pelo Estado e pela sociedade como detentos, recicladores de lixo e moradores de rua, dita o tom forte e se funde ao DNA visceral dos quatro atos de AUTÓPSIA, espetáculo que ganha os palcos do DF a partir do dia 8 de março.

Impulsionados por textos de Plínio Marcos (1935-1999), dramaturgo brasileiro que retratou em sua obra a brutal desigualdade entre camadas da sociedade e que deu voz aos marginalizados pelo Estado, elenco e diretor do grupo brasiliense Sutil Ato (12 anos) abandonaram a sala de ensaio, espaço que chamam de “um lugar privilegiado e de proteção”, para encontrarem a realidade contemporânea do legado de Plínio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Dividido em atos, apresentados em sessões distintas, AUTÓPSIA exibe adaptações para “Quando as Máquinas Param”, “Navalha na Carne” e “Querô – Uma Reportagem Maldita”: no 1º Ato; “Dois Perdidos Numa Noite Suja” e “O Abajur Lilás”: no 2º Ato: “Balada de um palhaço”, “Barrela” e “A Mancha Roxa”: no 3º Ato: e “Oração Para um Pé de Chinelo” e “Homens de Papel”: no 4º Ato.

“Homens de Papel” provocou com que fossem ao Aterro do Lixão da Estrutural – uma montanha de lixo da altura dos prédios de Águas Claras. Lá, “fomos atropelados pela brutalidade com que aquelas pessoas vivem, pela violência a que estão sujeitas, pela negligência e pelo descaso enquanto oficio de recicladores, uma mão de obra barata e conveniente ao estado e à sociedade, por realizarem um trabalho que a gente não faz”, conta Jonathan Andrade, diretor do espetáculo.

Os encontros com estas pessoas que vivem do lixo “nos impactaram profundamente e abriu nossos olhos para uma vida de muito suor e que não chega ao nosso conhecimento”, recorda Jonathan. Nos relatos, entrevistas e conversas, narrativas brutais sobre disputas, estupros, roubos, ferimentos, que levam à invalidez, e mortes, por doenças ou atropelamentos dos caminhões que circulam no local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Segundo o diretor, toda a dramaturgia do Ato IV de AUTÓPSIA, foi construída a partir da vivência, “do forte cheiro do chorume, do gás que exala sob o sol, e ainda, ao texto de Plínio Marcos, acrescentamos falas de recicladoras, como preferem se chamadas, e mais: foram elas quem montaram o figurino para este ato final do espetáculo”.

“Barrela” e “A Mancha Roxa”, textos do terceiro Ato de AUTÓPSIA, levou os integrantes do Sutil Ato ao encontro de ex-detentos e moradores de rua, cidadãos também esquecidos e deixados à margem. “Desde o início do ano passado (2017), que a gente está em contato com estas pessoas e todo o terceiro ato do espetáculo foi concebido com a consultoria deles e delas”, conta do diretor. Os textos originais de Plínio, também foram alterados e ganharam falas, “temos horas e horas de entrevistas em áudio e vídeo”, revela.

AUTÓPSIA III e IV, que trazem cinco textos de Plínio Marcos, são a continuação de dois outros atos anteriores, também de cinco textos, e cuja estreia foi em 2014. “Os Atos I e II verticaliza na palavra de Plínio, agora o Sutil (Grupo), assume uma dramaturgia original nossa”, diz Jonathan, e conclui: “a diferença destas novas montagens está na forma como a dramaturgia foi construída, trazendo a voz e a vivência das pessoas que Plínio retratava, por esta razão, tem uma pegada documental”.


Serviço
Autópsia – A Continuação (Atos III e IV)
SESC Paulo Autran, de Taguatinga, de 30/03 a 02/04, às 20h.
Entrada franca.
Duração: de aproximadamente 100 minutos, cada sessão
Não recomendado para menores de 18 anos

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Setembro, 2018

Filtrar eventos

21set(set 21)23:0022(set 22)04:00Henrique & Ruan e DJ Pic SchmitzShed Wetern Bar

26set20:0023:00Andrea Bocelli | Brasília - DF

27set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

28set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

29set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

30set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend