Grupo teatral Embaraça apresenta Ramal 003 no Sesc Garagem

O Grupo Embaraça volta aos palcos com seu terceiro espetáculo. “Ramal 003” abre um espaço afrofuturista, contando com comicidade o dia-a-dia de um secretariado não convencional. Telefonemas, e-mails e carimbos dividem espaço com a principal tarefa deste escritório: a organização do mundo. Junto a este inusitado trabalho, as funcionárias são supervisionadas pela força criadora do universo, que surpreende ao mostrar-se como uma figura feminina. O mundo começa a ser desnudado, a imagem e semelhança antes branca revelam-se como a noite. Já ouviu a frase “Deus é Preta’?

Em seu terceiro trabalho autoral o Grupo Embaraça que é composto por Ana Paula Monteiro, Fernanda Jacob e Tuanny Araujo assinam a dramaturgia, roteiro e direção do espetáculo. Ramal 003 surge de mais uma inquietação das atrizes: E se Deus fosse uma mulher negra? Partindo desta indagação, jogam em cena com este referencial subvertido ao transformar uma figura que é tão vulnerável socialmente na maior expressão de onipotência já conhecida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Em cena, o grupo explora o universo do audiovisual através de projeções para compor sua dramaturgia, assim como a presença de uma banda ao vivo executando a sonoplastia com direção musical de Fernanda Jacob.

Buscando abarcar outras linguagens, em Ramal 003 o grupo dá um espaço maior ao texto através do discurso verbal, construindo uma narrativa que opta pelo trabalho com personagens fictícios ao invés do uso de figuras performativas antes usadas para compor espetáculos passados (como se veem em “Pentes e “Calamatraca”).

SERVIÇO:
Data e horário: Dias 21, 22, 23 e 24 de Setembro – Quinta a Sábado às 21 horas e Domingo às 20 horas.

Local: Teatro Sesc Garagem – Via W4 Sul, SEPS 713/913, Bloco F – Asa Sul/Brasília.

Ingressos: R$ 10 (meia entrada) e R$ 20 (inteira). Obs: Meia entrada mediante apresentação de identidade estudantil ou doação de 1kg de alimento não perecível.
Informações: (61) 98116-1617, 98269-8559 e 98145-5561

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

FICHA TÉCNICA

Texto e Direção: Grupo Embaraça

Elenco: Ana Paula Monteiro, Fernanda Jacob e Tuanny Araujo

Participação especial: Ana Luiza Bellacosta

Direção musical: Fernanda Jacob

Banda: Léo Ribeiro, Larissa Umaytá e Ramiro Galas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Iluminação: Zizi Antunes

Produção de vídeos: Rodrigo Resende (LAB 61)

Arte Gráfica: Keka Balduíno

Fotografia: Rodrigo Resende

Assessoria de imprensa: Karla Gamba

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Cenário: Marley Oliveira

Costureira: Wanderly Pereira

Produção: Tuanny Araujo

Classificaçâo indicativa: Livre

Duração: 70 minutos

Apoio: Sesc, Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo e LAB 61.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


https://www.facebook.com/embaraca/

TRAJETÓRIA

O Grupo Embaraça é um coletivo teatral que surgiu na Universidade de Brasília, onde atrizes/pesquisadoras negras se uniram para colocar em cena questões étnico- raciais. O trabalho, pesquisa e criação do grupo envolvem os processos de questionamentos e reflexões acerca das temáticas (preconceito, racismo, autoestima e valorização da identidade) fomentadas pelas três atrizes negras que compõem o grupo, não baseando o trabalho em personagens previamente criados por outros artistas, mas sim nos próprios corpos, autobiografias e experiências das atrizes que produzem dramaturgia e textos autorais.

A materialização deste processo de pesquisa resultou-se no espetáculo “PENTES”, carro chefe do grupo, que coloca em cena a identidade da mulher negra através do cabelo crespo, revelando as facetas do racismo velado e buscando desconstruir os estereótipos que perseguem a mulher negra. Desde o ano de 2012, época em que o trabalho iniciou-se até o presente momento, o espetáculo PENTES, por exemplo, foi visto por mais de 4000 espectadores no Distrito Federal e em diferentes estados brasileiros (Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Amazonas…).

Durante sua trajetória o grupo participou do processo de curadoria da 5ª edição do Festival Breves Cenas de Teatro de Manaus em março de 2013, no qual recebeu o Prêmio pela Abordagem Temática Através da Cidadania e Identidade. Integrou ainda o Festival de Teatro Universitário do Rio de Janeiro; Festival de Teatro de Crichás – GO; Festival de Cenas Curtas Galpão Cine Horto – BH; Festival do Teatro Brasileiro realizado em Belo Horizonte. O Grupo Embaraça também foi contemplado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura em editais para montagem e circulação de seus espetáculos.

Atualmente o grupo é composto por Ana Paula Monteiro, Fernanda Jacob e Tuanny Araujo e segue pesquisando/produzindo trabalhos com enfoque na valorização da cultura e memória afro-brasileiras dando visibilidade às problemáticas e particularidades do universo da mulher negra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dezembro, 2017

Filtrar eventos

16dez(dez 16)22:0017(dez 17)22:00Festa das Patroas Brasília com Maiara & Maraisa e Marilia Mendonça

X

Send this to a friend