Exposição Caneta Criativa em cartaz no STF | Brasília de Fato

Exposição Caneta Criativa em cartaz no STF

60 criações do artista Jailson Belfort feitas com caneta esferográfica retratam paisagens e cenas do cotidiano. De segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, até o dia 17 de agosto 

Utilizando apenas canetas esferográficas, o desenhista e ilustrador maranhense Jailson Belfort recriou paisagem e o cotidiano de Brasília e outras cidades brasileiras através de desenhos. A exposição Caneta Criativa, um compilado de 60 obras assinadas pelo maranhense, está em cartaz para visitação no Supremo Tribunal Federal (STF) de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, até o dia 17 de agosto, com entrada franca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A exposição está dividida em temas e acontece em dois ambientes: a coleção “Cidades e o STF” no Espaço Cultural Menezes Direito e a coleção “Desenhos Lúdicos”, em frente a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal.

As ilustrações utilizam das variadas cores das canetas esferográficas, como azul, vermelho, verde, rosa e outras, utilizadas por Jailson em uma só cor na obra ou em diferentes tonalidades, para recriar cenários da Capital Federal, detalhes de monumentos e espaços públicos, figuras do imaginário do artista e de outras cidades do Brasil, como São Luis (MA), onde nasceu. Morando em Brasília desde 1999, o artista usa suas criações para interligar memórias, vivências e contrastes de ambas as realidades.

O uso da caneta representa um traçado definitivo, sem a possibilidade de correção, e instiga a curiosidade e amplia as possibilidades de ocupação do campo em branco. Em tamanhos variados, é possível encontrar na exposição desde pequenos desenhos lúdicos até grandes composições de horizontes urbanos.

Por utilizar apenas a tinta da caneta para retratar efeitos de luz e sombra, ângulos de visão, texturas e densidade, a obra do artista preza por detalhes e traços minuciosamente encaixados, que convidam o visitante a observar atentamente e refletir sobre a composição de cada objeto e cena no espaço.

Sobre o autor

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Jailson Belfort nasceu em São Luis, Maranhão, e mudou-se para Brasília em 1999. É formado em Design pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Iniciou a carreira como ilustrador e diretor de arte. Atualmente é designer gráfico do Supremo Tribunal Federal.

Jailson cultiva a paixão pelo desenho desde a infância. Com um lápis na mão, as folhas de papel davam vida à imaginação do artista. Traço foi sendo refinado ao longo do tempo, dando espaço para composições maiores e mais elaboradas.

Exposição Caneta Criativa – Por Jailson Belfort
Segunda a sexta-feira
Até o dia 17 de agosto
Das 12h às 19h
Supremo Tribunal Federal
Praça dos Três Poderes – Brasília – DF
Entrada franca

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Agosto, 2018

Filtrar eventos

30jun(jun 30)18:0009set(set 9)00:00Na Praia ° 2018

18ago(ago 18)23:0019(ago 19)17:00PsycoTrance 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend