Espremido e embalado a vácuo. CCBB Brasília recebe exposição interativa.

Com entrada gratuita, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica começa hoje (12) no CCBB

Nesta quinta-feira (12, feriado), estreia no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) a aguardada exposição interativa ‘FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica’, com o tema ‘A arte Eletrônica na Época Disruptiva’.

Montada especialmente para a capital federal, a edição reunirá formas inovadoras de expressão que vão romper com a forma tradicional de apreciar arte na cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Desta vez, será possível tocar, pular, balançar, imergir, jogar e brincar com as instalações. Além disso, ser embalado a vácuo, mudar de cabeça e balançar em um mundo real e virtual ao mesmo tempo são algumas das experiências que aguardam os visitantes na exposição Disruptiva.

Como diz a descrição da obra Shrink, de Lawrence Malstaf:

“Duas grandes folhas de plástico transparente e um dispositivo que gradualmente suga o ar entre elas deixam um corpo embalado a vácuo e verticalmente suspenso. O tubo transparente inserido entre as duas superfícies permite que a pessoa dentro da instalação regule o fluxo de ar. Como resultado da pressão crescente entre as folhas de plástico, a superfície do corpo embalado gradualmente se paralisa em múltiplas microdobras. Durante a duração da performance, a pessoa no interior move-se lentamente e muda de lugar, que varia de uma posição quase embrionária a uma semelhante a um corpo crucificado.”

Ou a descrição de Physical Mind, de Teun Vonk, também presente na exposição

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

“‘The Physical Mind’ (A mente física) é a tentativa de Vonk de deixar os participantes experimentarem a relação entre seus estados físicos e mentais aplicando pressão física ao corpo. A instalação consiste em dois objetos infláveis entre os quais um participante deita-se para, posteriormente, ser erguido e suavemente espremido entre as curvas dos dois objetos. Enquanto o levantamento cria um sentimento instável, esta sensação estressante é logo em seguida contrastada com a sensação segura de ser suavemente espremido entre dois objetos macios. Além dessa experiência para os participantes, a instalação também evoca sentimentos de empatia entre os espectadores que testemunham participantes submetidos à experiência.”

A exposição terá mais de 120 obras, agrupadas em quatro eixos que representam um conjunto de novos comportamentos: corpo vivencial, corpo cinético, corpo virtual e corpo lúdico.

Na estreia, no dia 12 de outubro, às 12h, haverá uma palestra no hall do Museu com os artistas Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti e mediação de Paula Perissinotto, curadora da exposição.


SERVIÇO
O FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Quando: de 12 de outubro a 10 de dezembro
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Horário: de 9h às 21h
Entrada: gratuita
Mais informações: Centro Cultural Banco do Brasil

Tags

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dezembro, 2017

Filtrar eventos

16dez(dez 16)22:0017(dez 17)22:00Festa das Patroas Brasília com Maiara & Maraisa e Marilia Mendonça

X

Send this to a friend