Exposição “O Tempo dos Sonhos”

Exposição "O Tempo dos Sonhos"

Exposição O Tempo dos Sonhos realiza oficina de pintura com pigmentos minerais. Workshop gratuito acontece sábado, 1º de julho, na Caixa Cultural Brasília, a partir das 15h

No sábado, 1º julho, das 15h às 18h30, a Caixa Cultural Brasília promove uma viagem pela arte, mistérios e encantamento da cultura aborígene da Austrália por meio da oficina “O Uluru e os Pigmentos Naturais do Cerrado”. O evento faz parte da programação da exposição “O Tempo dos Sonhos: Arte Aborígene Contemporânea da Austrália”, em cartaz até o dia 16 de julho. O workshop será realizado na sala Gente Arteira pela artista e doutora em Arte Ambiental pela Universidade de Brasília Dulce Shunck, com consultoria do curador e produtor cultural Clay D´Paula. “Nessa oficina vou recorrer ao potencial pedagógico dos pigmentos que a natureza disponibiliza: as tintas minerais, que têm sido usadas, tanto na arte como nas arquiteturas primitivas, desde os primórdios da humanidade”, explica Schunck.

O “Tempo dos Sonhos” é a base da cultura aborígene e refere-se à criação do Universo, aos padrões ancestrais que regem as comunidades, as culturas e as expressões artísticas destes povos. É o processo de construção da alma aborígene e sua memória. Um tempo em que o ser humano vivencia(va) intensamente, uma relação orgânica, de mútua interação com a natureza. “O workshop visa trazer o sentido intrínseco de unificação com a natureza, tão presente na arte aborígene. Os artistas são motivados com uma imaginação comum e artística e por uma crença fundamental: a de que o mundo possui o potencial para uma mudança positiva na área de sustentabilidade ambiental, tanto em nível conceitual como prático. Vamos lançar essa reflexão para os participantes do workshop criado especialmente para Brasília”, afirmou o curador Clay D´Paula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A inspiração da oficina veio do Uluru, uma grande formação de arenito no centro da Austrália, provavelmente, a maior concentração visualizável e a céu aberto, de pigmentos minerais no mundo, e que varia de cor conforme a luz do dia. Ele é considerado mágico e sagrado pelos povos aborígenes e têm inúmeras fendas, poços com água, cavernas rochosas e pinturas antigas. No Planalto Central não há uma montanha sagrada, mas um vasto território estendido rico em pigmentos naturais, matizes e texturas que pode ser considerado um Uluru. Para que a experiência artística alcance uma similitude com a prática do pintor aborígene, Dulce Schunk usará técnicas de sensibilização como respiração e relaxamento com música, visualização para ativação da memória, depoimentos escritos e orais, além de gravação de voz e imagens para levar os participantes a construir a sua própria obra de arte, por meio de pinturas com pigmentos minerais sobre papel. “Estará a memória da terra viva dentro de nós? Podemos recuperar sentidos, sensações e sentimentos de nossas percepções mais profundas com a natureza? É isso que vamos tentar descobrir em nossa oficina, através da pintura com os pigmentos naturais”, ressaltou a artista.

A oficina é gratuita e aberta ao público a partir de 15 anos. Para participar, é imprescindível fazer inscrição e receber a confirmação da mesma. Para isso, basta enviar um e-mail para otempodossonhos@gmail.com com nome e telefone(s) até 29/06/2017. Quem não comparecer ao local 10 minutos antes da ação, poderá ter o lugar oferecido a outro interessado.


Serviço

Oficina: O Uluru e os Pigmentos Minerais do Cerrado

Data: 1º de julho (sábado)

Horário: das 15h às 18h30 (com meia hora de intervalo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Público: a partir de 15 anos

Local: sala Gente Arteira, na CAIXA Cultural Brasília – identifique-se na recepção.

Inscrição: Para participar, é imprescindível fazer inscrição e receber a confirmação da mesma. Para isso, basta enviar um e-mail para otempodossonhos@gmail.com com nome e telefone(s) até 29/06/2017. Quem não comparecer ao local 10 minutos antes da ação, poderá ter o lugar oferecido a outro interessado.

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dezembro, 2017

Filtrar eventos

16dez(dez 16)22:0017(dez 17)22:00Festa das Patroas Brasília com Maiara & Maraisa e Marilia Mendonça

X

Send this to a friend