Exposição de Tarciso Viriato vai até o dia 16, no Museu Nacional

Obras ficam em cartaz até o dia 16 de julho. Visitação durante o horário de funcionamento do museu

O artista plástico Tarciso Viriato abriu a exposição “Short Connections” no dia 06 de junho, e devido ao grande sucesso a mostra fica em cartaz até o dia 16 de julho, no Museu Nacional da República. A última exposição do artista na capital federal foi em 2010. De lá para cá, os trabalhos expostos retratam sua frenética produção em obras inéditas entre colagens, desenhos e pinturas.
Para quem conhece as vibrantes cores de suas telas, marca registrada de Tarciso, certamente irá se encantar com a sutileza e certo minimalismo na série de desenhos e colagens sobre papel. Sua passagem por lugares como Hungria, Polônia, Bélgica e EUA ajudaram na criação do trabalho em que revelam uma conexão de idéias e culturas. As obras são compostas de paisagens e objetos encontrados pelo artista em suas caminhadas pelos países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Nos quadros, latinhas amassadas de uma avenida em Nova York, uma carta de baralho da Hungria, recortes de revistas, uma sequencia de histórias em painéis, entre outros podem ser vistos e apreciados na exposição. “Cada obra que a gente faz em um lugar diferente marca o trabalho. Fora do seu habitat, das influências brasileiras, você interage com as pessoas, o local e a cultura. Quando vou para um lugar desses, eu vendo o Brasil, mas também compro a cultura local”, diz Tarciso.

Sobre o artista:
Tarciso Viriato nasceu em Fortaleza (CE) em 1950. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará em 1973, mudou-se para Brasília em 1978. Em 1993, recebeu da República da Iugoslávia o Certificado de Reconhecimento pela sua participação na campanha humanitária “Artistas pelas Crianças Refugiadas”. Em 1994, conquistou o prêmio de viagem à Europa no projeto “90 Horas de Pintura Contemporânea”, realizado em Brasília. Em 1997, conquistou o primeiro lugar no 2º Salão de Artes Plásticas do Iate Clube de Brasília e o 1º. Salão Nacional da Pintura Contemporânea Brasileira, em São Paulo. Foi convidado pela Cruz Vermelha Internacional para participar do projeto “Artistas pela Humanidade”, tendo o seu trabalho reproduzido no calendário de 2004 da entidade. Nos últimos 20 anos, o artista tem exposto seu trabalho em galerias no Brasil e no exterior.

Serviço:
Exposição Short Connections – TARCISO VIRIATO
De 06 de junho a 16 de julho – gratuita.
Local: Galeria Térreo do Museu Nacional da República
Visitação: Terça a domingo das 9h às 18h30

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dezembro, 2017

Filtrar eventos

16dez(dez 16)22:0017(dez 17)22:00Festa das Patroas Brasília com Maiara & Maraisa e Marilia Mendonça

X

Send this to a friend