Programação Cine Brasília | Brasília de Fato

Programação Cine Brasília

Programação do Cine Brasília

Semana de 10 de maio a 16 de maio de 2018

Grande acontecimento do calendário de cinema da cidade, a Mostra de Cinema Europeu leva ao Cine Brasília 17 filmes do continente. Este ano, o evento coloca em foco, aliás muito oportunamente, o tema da democracia, visto sob o ponto de vista dos diversos países participantes. Muitos dos filmes chegam premiados em festivais internacionais de cinema, como, por exemplo, o longa-metragem espanhol de abertura, 23-F, que aborda uma tentativa fracassada de golpe de Estado militar em 1983. Esta obra tem a direção de Chema de la Peña e foi indicada para o prêmio Goya (o mais importante da Espanha), em 2011.

Seguem em cartaz os filmes da semana passada no Cine Brasília, entre eles O Parque, um filme singelo e absolutamente surpreendente. Poucas obras conseguem combinar com igual sutileza o fantástico, o simples e o banal. Neste filme, o irreal está dentro do cotidiano. O diretor francês Damian Manivel consegue um tratamento naïf e humorístico para o casal adolescente que se apaixona num início de tarde e cujos sentimentos seguem magicamente até o início da noite, quando então as inquietações do amor afloram desordenadamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Também em sua segunda semana, a obra-prima indicada para representar a Itália no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano passado. Ciganos de Ciambra é a interessantíssima segunda produção do brasileiro Rodrigo Teixeira, desta vez em parceria com ninguém menos que o norte-americano Martin Scorsese. Mas a produção – vejam só – é italiana e ficou a cargo do jovem diretor Jonas Carpignano.É o segundo filme deste relizador de origem italiana mas nascido em Nova Yorque. O tratamento quase documental desta obra não impede que o diretor extraia uma grande poesia onírica de uma história envolvendo uma família que vive num gueto e que sobrevive às custas das mais variadas trapaças.

Outro de nossos filmes na programação, Rogério Duarte – o Tropikaoslista, de José Walter Lima, é o documento definitivo sobre esse artista único. Sobrinho do sociólogo Anísio Teixeira, foi um intelectual multimédia baiano, outor das mais importantes capas dos LPs da Tropicália. Rogério Duarte foi, além de artista gráfico, músico, compositor, poeta, tradutor e professor. Nos anos 60 mudou-se para o Rio de Janeiro, para estudar arte industrial com o alemão Max Bense, um dos mestres da semiótica e da poesia concreta, o que influenciaria seu trabalho no futuro. No Rio trabalhou como diretor de arte da UNE e da Editora Vozes. Foi o autor de vários cartazes para filmes de seu amigo Glauber Rocha, como Deus e o diabo na terra do sol. Clássico do cinema nacional. O cartaz desse filme se transformou em referência e é apontado como o despertar da pós-modernidade no Brasil.

Igualmente em cartaz, Praça Paris, de Lúcia Murat, é um filme que toca na ferida do nosso país hoje, especialmente do Rio de Janeiro. Há dois universos díspares em Praça Paris, representados pelo antagonismo de suas protagonistas. De um lado há Glória, interpretada pela ótima Grace Passô, moradora de uma favela, ascensorista, estuprada quando criança, irmã de um perigoso bandido que está na prisão, adepta da tese do “aqui se faz, aqui se paga”. Do outro há Camila, terapeuta interpretada pela atriz portuguesa Joana de Verona. As duas trabalham no mesmo local, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e se encontram justamente quando Glória busca apoio psicológico em sessões de análise. Um filme oportuno e fundamental.

Programação:

Quinta-Feira (10/05)

14h30 – Rogério Duarte – o Tropikaoslista

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

16h30 – Praça Paris

19h00 – 23-F. O Filme (Espanha/Mostra Europa – Abertura)

Sexta-Feira (11/05)

14h30 – O Parque

16h30 – Os Ciganos de Ciambra

18h30 – A Máfia Mata Só no Verão (Itália/Mostra Europa)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


20h30 – O Atirador (Dinamarca/Mostra Europa)

Sábado (12/05)

11h00 – A Garota Ocidental (Bélgica/Mostra Europa)

14h30 – Rogério Duarte – o Tropikaoslista

16h30 – Praça Paris

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


18h30 – Zeus (Portugal/Mostra Europa)

20h30 – Vox Populi (Países Baixos/Mostra Europa)

Domingo (13/05)

11h00 – O Backerer IV – Primavera de Paga (Mostra Europa)

14h30 – O Parque

16h30 – Os Ciganos de Ciambra

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


18h30 – Protetor (Rep. Tcheca/Mostra Europa)

20h30 – Vincennes, a Universidade Perdida (França/Mostra Europa)

Segunda-Feira (14/05)

18h30 – A História da Linha Verde (Chipre/Mostra Europa)

20h30 – Tom of Finland (Finlândia/Mostra Europa)

Terça-Feira (15/05)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

(NÃO HAVERÁ SESSÃO)

Quarta-Feira (16/05)

14h30 – O Grilo Feliz (A Escola Vai ao Cinema)

16h30 – Praça Paris

18h30 – Em Nome da Paz: John Hume na América (Irlanda/Mostra Europa)

20h30 – Circus Fantasticus (Eslovênia/Mostra Europa)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



S E R V I Ç O:

Ingressos: R$ 12,00 (inteira)  R$ 6,00 (meia entrada)

Programação Completa  www.cultura.df.gov.br e facebook.com/cinebrasilia1960

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Agosto, 2018

Filtrar eventos

30jun(jun 30)18:0009set(set 9)00:00Na Praia ° 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend