Cinema acessível para cegos finaliza o projeto Legado do Homem e da Cidade

Cinema acessível para cegos finaliza o projeto Legado do Homem e da Cidade

Lançado no primeiro semestre de 2017, o projeto Legado do Homem e da Cidade – que busca resgatar, promover e registrar a vida e os grandes feitos de personagens significativos para o Distrito Federal –, chegou a sua parte final. E, para marcar esta finalização, o Festival Curta Brasília convidou os organizadores do projeto, como voluntários, para apresentarem curta-metragens no Cineclube Transversalidades.

Com este convite, o professor Andrey do Amaral e sua equipe, buscando a inclusão e o acesso à cultura, irão realizar uma sessão especial de cinema acessível para cegos, no dia 24 de novembro, sexta-feira, às 9h, na Biblioteca Braille Dorina Nowill, em Taguatinga, com audiodescrição, ao vivo, realizadas por profissionais do ramo para acessibilidade aos cegos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Os filmes a serem apresentados são: “O Caso Libras” e o “Resto é silêncio”. O primeiro, gravado no Rio de Janeiro, em 2011, é uma ficção com 15 minutos, na qual, um casal de surdos discute dentro do ônibus pela língua de sinais, chamando a atenção de todos ao redor. No entanto, um crime acontece e todos são levados a uma delegacia e, lá, o delegado deverá contornar a confusão até a chegada de um intérprete. Já o segundo, gravado em São Paulo, é totalmente interpretado por adolescentes surdos e narra o encontro de Lucas – um rapaz solitário – com Claras.

Além das apresentações dos curtas, haverá debates sobre questões como acessibilidade e inclusão, violência doméstica e direitos humanos, finalizando assim, o projeto criado por Amaral. As sessões serão gratuitas. Não percam!

Sobre o Projeto Legado do Homem e da Cidade:

Partindo de uma pesquisa escrita romanceada, de cunho histórico-documental, o professor Andrey do Amaral criou o projeto Legado do Homem e da Cidade, que busca resgatar, promover e registrar a vida e os grandes feitos de personagens significativos para o Distrito Federal.

Legado do Homem e da Cidade tem como ambiente principal a cidade do Gama, que cresceu significativamente após os anos 1990. “Nosso projeto, com suporte da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), resgatou e promoveu perfis de pessoas esquecidas pela sociedade e que fizeram ou ainda fazem diferença para a comunidade brasiliense no campo cultural e/ou educacional”, afirma o coordenador-geral do projeto Andrey do Amaral.

Essa pesquisa histórica-documental sobre a memória, a identidade e patrimônio de Brasília por meio da vida de empreendedores desconhecidos resgata a importância dessas pessoas e cidades, salientando desenvolvimento econômico, cultural e educacional para Brasília e seu entorno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

SERVIÇO:

Cineclube Transversalidades: Projeto Legado do Homem e da Cidade.

Local: Biblioteca Braille DorinaNowill.

Endereço: CNB 01, Área Especial – Taguatinga – DF.

Valor: Entrada gratuita.

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dezembro, 2017

Filtrar eventos

16dez(dez 16)22:0017(dez 17)22:00Festa das Patroas Brasília com Maiara & Maraisa e Marilia Mendonça

X

Send this to a friend