CCBB Educativo explora universo da representação da figura humana

Para ampliar as possibilidades de interação do visitante com as exposições em cartaz, o Centro Cultural do Banco do Brasil desenvolve o projeto CCBB Educativo. Para a mostra Entre Nós – A figura humana no acervo do MASP”que fica em cartaz de 18 de julho a 19 de setembro, o programa propõe um mergulho no tema da exposição por meio de atividades lúdicas, desenvolvidas pela equipe da Sapoti Projetos Culturais – responsável pelo CCBB Educativo-, que têm como eixo central a representação da figura humana.

A exposição traz mais de 100 obras das diversas coleções do MASP e tem curadoria de Rodrigo Moura e Luciano Migliaccio, curadores-adjuntos de arte brasileira e arte europeia, respectivamente. A seleção inclui alguns dos trabalhos mais representativos do acervo do Museu, que há décadas não eram vistos em conjunto fora do prédio da avenida Paulista. Entre os artistas selecionados, estão Rafael, Francisco de Goya, Amadeo Modigliani, Vicent Van Gogh, Pablo Picasso, Edgar Degas, Diego Rivera, David Alfaro Siqueiros, Anita Malfatti, Candido Portinari, Victor Brecheret, Djanira da Motta e Silva, Anna Maria Maiolino e Barbara Wagner.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Ao trabalhar com um tema universal e acessível a todos – a figura humana na história da arte –, o CCBB Educativo tem como desafio dar a entender ao público visitante a maleabilidade dos sistemas de representação através dos tempos. Para isso, educadores elaboraram atividades que ampliam as leituras e diálogos com as obras expostas na mostra.

As dinâmicas são pensadas para valorizar a arte como uma linguagem acessível a todos, permitindo que o público se aproxime e se familiarize, e seja mais do que um simples espectador. Durante os finais de semana, adultos e crianças poderão participar da programação gratuita. Durante a semana, a exposição recebe visitas agendadas de grupos e escolas do DF. Quintas, sextas e sábados, o CCBB Educativo oferece visitas mediadas em Libras.

Visita Mediada à exposição vai além de um simples passeio guiado pela mostra. Nela, o educador estimula os visitantes a falar sobre suas impressões e trocar experiências que tenham relação com o tema exposto. No entanto, é preciso agendar as visitas pelos telefones: 3108-7623 e 3108-7624 (segunda a sexta, das 8h às 18h).

Na atividade Pequenas Mãos, direcionada para crianças de 3 a 6 anos, o CCBB Educativo elabora atividades especiais para esse público que está dando os primeiros passos nas galerias. A exposição “Entre Nós” apresenta esculturas de Ibejis, que expressam algumas manifestações da cultura Iorubá. Segundo lendas e histórias passadas de geração a geração pelos povos africanos, os Ibejis são irmãos gêmeos protetores das crianças e que adoram brincar. Pensando nisso, o programa convida os pequenos visitantes para um jogo de tabuleiro cujo objetivo é unir os irmãos Ibejis. Mas, para isso, as crianças devem conhecer um pouco mais sobre a tradição Iorubá, através de seus jogos e suas músicas.

Já o Musicando convida os visitantes a criarem uma paisagem sonora para as obras em cartaz. Através de diferentes materiais, muitas vezes inusitados, é proposto um jogo musical para conhecer os diversos tipos de música desenvolvidos em alguns períodos históricos, dialogando imagem e som de uma forma dinâmica e interativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Na atividade Em Cantos e Contos, a contação de histórias traz bonecos, objetos cotidianos e músicas para apresentar contos e histórias populares ligadas à exposição em cartaz. Aos sábados, há intérprete de LIBRAS durante a atividade.

No Espaço Sensorial o visitante é convidado a experimentar um momento que faz do indivíduo um coletivo, permitindo se perceber em um outro tempo e por outro alguém.

Laboratório de Artes Visuais convida o público a pintar retratos, ora como modelo, ora como pintor, possibilitando diversas experiências com uma das formas mais tradicionais da pintura.

No Museu do BB, a atividade Livro Vivo traz a leitura compartilhada para todas as famílias descobrirem nos livros as palavras, as formas, as imagens e as cores. O livro se torna um objeto de mediação entre o conteúdo da exposição e o visitante.

No Librário, o visitante pode se aventurar no mundo das LIBRAS por meio de um jogo em que, além de memorizar, a pessoa terá que interpretar o sinal indicado na imagem.

PROGRAMAÇÃO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Visitas Mediadas
O CCBB oferece gratuitamente visitas mediadas às exposições em cartaz a escolas e grupos mediante agendamento prévio. Telefones para agendamento: 3108-7623 e 3108-7624 (segunda a sexta, das 8h às 18h).
Indicação: a partir de 5 anos.

Visita Mediada em Libras
Quintas, sextas e sábados, das 9h às 16h.
Consultar horários disponíveis na sala do CCBB Educativo ou pelos telefones: 3108-7623 e 3108-7624 (segunda a sexta, das 8h às 18h).
Indicação: a partir de 5 anos.

Librário
Sábados, 13h.
O CCBB Educativo convida você a aprender LIBRAS por meio de um jogo em que, além de memorizar, você terá que interpretar o sinal indicado na imagem.
Indicação: Livre

Em Cantos e Contos
Sábados, domingos e feriados, 11h e 15h.
Contação de histórias, na qual os educadores utilizam bonecos, objetos cotidianos e músicas para apresentar contos e histórias populares ligadas à exposição em cartaz.
Aos sábados, a atividade conta com intérprete de LIBRAS durante a atividade. Indicação: Livre

Livro Vivo – no Museu BB
Sábados, domingos e feriados, 13h na Sala do Educativo no Museu Banco do Brasil.
Leitura compartilhada para todas as famílias descobrirem nos livros as palavras, as formas, as imagens e as cores. O livro se torna um objeto de mediação entre o conteúdo da exposição e o visitante.
Indicação: Livre

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Pequenas Mãos
Sábados, domingos e feriados, 14h.
A exposição “Entre Nós” apresenta esculturas de Ibejis, que expressam algumas manifestações da cultura Iorubá. Segundo lendas e histórias passadas de geração a geração pelos povos africanos, os Ibejis são irmãos gêmeos protetores das crianças e que adoram brincar. Pensando nisso, o Programa CCBB Educativo convida os pequenos visitantes para um jogo de tabuleiro cujo objetivo é unir os irmãos Ibejis. Mas, para isso, as crianças devem conhecer um pouco mais sobre a tradição Iorubá, através de seus jogos e suas músicas.
Indicação: crianças de 3 a 6 anos, mediante retirada de senha 30min antes do início da atividade na sala do Programa Educativo.

Musicando
Sábados, domingos e feriados, 16h.
O Musicando elaborado para exposição “Entre Nós” convida os visitantes a criarem uma paisagem sonora para as obras em cartaz. Através de diferentes materiais, muitas vezes inusitados, propomos um jogo musical para conhecer os diversos tipos de música desenvolvidos em alguns períodos históricos, dialogando imagem e som de uma forma dinâmica e interativa.
Indicação: crianças a partir de 6 anos, mediante retirada de senha 30 minutos antes do início da atividade na sala do Programa Educativo.

Laboratório de Artes Visuais
Sábados, domingos e feriados, 17h.
Você acha que as pessoas te enxergam da mesma forma que você se vê? Como seria estar tanto no lugar de quem observa quanto no lugar de quem é observado? O Programa Educativo convida o público a pintar retratos, ora como modelo, ora como pintor, possibilitando diversas experiências com uma das formas mais tradicionais da pintura!
Indicação: crianças a partir de 6 anos, mediante retirada de senha 30min antes do início da atividade na sala do Programa Educativo.

Espaço Sensorial
Terça a Sexta, das 14 às 19h.
Sábados, domingos e feriados, 12h às 19h.
Na exosição “Entre Nós: A figura humana no acervo do MASP”, o corpo humano aparece em diferentes épocas, sujeito a um tempo histórico, um tempo coletivo. O Espaço Sensorial do Programa CCBB Educativo convida o visitante a experimentar um momento que faz do indivíduo um coletivo, permitindo se perceber em um outro tempo e por outro alguém.
Indicação: Livre

Serviço:
CCBB Educativo – Brasília
Entre Nós – A figura humana no acervo do MASP
Sábados e domingos, de 18 de julho a 19 de setembro
Atividades diversas que interagem com as mostras – vide programação
Informações e agendamentos para grupos e escolas: (61) 3108-7623/7624
CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de quarta a segunda-feira. Consulte todos os locais e horários de saída no site e no Facebook.
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF  Tel: 61 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura
Redes sociais:facebook.com/ccbb.brasilia e twitter.com/CCBB_DF

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dezembro, 2017

Filtrar eventos

16dez(dez 16)22:0017(dez 17)22:00Festa das Patroas Brasília com Maiara & Maraisa e Marilia Mendonça

X

Send this to a friend