5 perguntas para você encontrar o seu propósito de vida

propósito de vida

“Quem eu sou, para onde eu vou?”

Você sabe o seu propósito de vida? Por que verdadeiramente você acorda todos os dias? O quanto sente que está cumprindo seu papel na vida? Qual o nível de congruência entre o que você faz e sua percepção de proposito de vida?

Há um tempo eu me peguei me fazendo essas perguntas e as minhas respostas me levaram a perceber o quão longe eu estava de cumprir aquilo que, verdadeiramente, me realizava. Quando eu entendi isso, meus pensamentos mudaram e eu comecei a me perguntar “quão longe eu estava do lugar que eu queria chegar?”. Será que dava tempo de recalcular a minha rota e seguir ao encontro do meu destino?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Sim! Sempre há tempo para sermos felizes e contribuirmos para que o mundo seja um lugar melhor. Mas antes de querermos ganhar o mundo, temos que saber quem somos e termos convicção do lugar que queremos chegar. E para descobrir este lugar, é importante que você pegue um papel e uma caneta e comece a responder as seguintes perguntas:

“O que me move?”

O que move as suas ações? Quando foi a última vez que você não conseguiu dormir por causa da sua empolgação a respeito de algo? O que era isso? Sobre o que você fala quando encontra as pessoas? Todos nós temos um interesse em particular. Por exemplo: Pessoas que são da área da saúde e amam a sua profissão não conseguem ignorar alguém doente. Ou, pessoas que são apaixonadas por animais, não conseguem ver um animal de rua e ficar neutro diante da situação. Normalmente, essas pessoas dizem que elas “amam ajudar o próximo” e essa é uma ótima definição e é o primeiro passo. Porém, precisamos ir mais fundo para descobrirmos o nosso propósito de vida! Vamos para a próxima pergunta!

“O que eu faço bem?”

Se você perguntar para seus 5 melhores amigos, o que eles dirão que você faz melhor do que qualquer pessoa (que tal mandar um whatsapp agora para eles para saber)?

“Quem me move?”

Seu propósito de vida está relacionado à uma causa. Essa pergunta seria como responder “qual é o meu nicho?” Você quer contribuir com a vida de pessoas, dos animais, e/ou do planeta? Para quem vai a sua contribuição? Quem são essas pessoas que serão beneficiadas com os seus dons e talentos?

“O que eu faria de graça?”

Muitas pessoas estão infelizes em suas profissões apenas pelo contracheque ao final do mês. Quando trabalhamos por dinheiro, qualquer proposta serve. Portanto, o seu propósito de vida tem que sobreviver ao teste do tempo e da remuneração. Isso não significa que você não vá ganhar dinheiro com o que você ama. Mas, o que te motiva é a satisfação de ver o seu “motivo” sendo alcançado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

“Onde eu me vejo daqui 5, 10 anos?”

No filme Alice No País das Maravilhas, a Alice perguntou ao gato quando chegou a uma bifurcação:

“Senhor Gato, qual caminho devo tomar?”

“Depende, aonde você quer chegar?” – Reverteu a pergunta o Gato

“Eu não sei” – Respondeu Alice.

“Então tanto faz” – Finalizou o Gato

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O que aprendemos com esse trecho é que se não sabemos onde queremos chegar, qualquer caminho serve. Temos que ter uma visão muito clara do nosso futuro para poder definir os passos e os sacrifícios que teremos que fazer para chegar lá! Uma clara visão, e em detalhes, de onde estaremos daqui 5, 10 anos, tornará o processo mais tranquilo e trará a compreensão de que os desafios que enfrentaremos faz parte do proposito que está sendo cumprido.

Temos que exercer a nossa capacidade de enxergar mais longe e sermos visionários. Não devemos cair na armadilha da autossabotagem por medo do fracasso ou do sucesso. Ao definir o seu proposito de vida, você perceberá que, automaticamente, um caminho a sua frente é traçado e você vai começar a andar a passos largos.

E não se preocupe se ao responder as suas perguntas, você percebeu que precisa tomar decisões importantes para chegar onde você quer. Imagina ter a  sensação de que o tempo está passando e você não está fazendo nada para mudar? Então comece hoje, com um passo de cada vez…

Com as respostas que você anotou, faça um exercício que eu fiz para definir o meu propósito de vida:

Construa uma frase com a seguinte estrutura:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


  1. EU AJUDO… (quem?)
  2. A… (o que? Benefícios na vida das pessoas)
  3. ATRAVÉS DE… (o que você faz de melhor?).
  4. Meu exemplo: “EU AJUDO homens e mulheres A se desenvolverem emocionalmente e terem mais qualidade de vida ATRAVËS da minha consultoria e dos meus artigos no site.
  5. E ai? Conseguiu definir? Então vamos seguir em frente e agir!

Se você gostou dessa dica e se lembrou de alguém que quer encontrar o seu propósito de vida, compartilhe com essa pessoa!

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Setembro, 2018

Filtrar eventos

26set20:0023:00Andrea Bocelli | Brasília - DF

27set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

28set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

29set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

30set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend