Fachin arquiva inquérito contra Renan, Jucá e Sarney na Lava Jato

Fachin é relator de pedido de Aécio para suspender afastamento do mandato

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu arquivar o inquérito que apurava a suposta tentativa dos senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros e do ex-presidente José Sarney de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

O arquivamento havia sido pedido em setembro pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, após a mesma solicitação ter sido feita pela Polícia Federal, que alegou insuficiência de provas.

A investigação foi motivada por gravações entregues por Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, subsidiária da Petrobras. Nos áudios, o executivo, que fez um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF), discute a Lava Jato com os políticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


As gravações foram divulgadas no ano passado, após a retirada do sigilo do conteúdo da delação de Machado. Em uma das conversas, Romero Jucá cita um suposto “acordo nacional” para “estancar a sangria”.

Ao final das investigações, a PF entendeu que as conversas gravadas entre os três políticos e Machado não configuraram crime.

Ao conceder o arquivamento, no entanto, Fachin destacou a “gravidade dos fatos”, ressalvando que “o arquivamento deferido com fundamento na ausência de provas suficientes de prática delitiva não impede a retomada das investigações caso futuramente surjam novas evidências”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 
Felipe Pontes, com edição de Lílian Beraldo
Agência Brasil

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Abril, 2018

Filtrar eventos

27abr16:0000:00Brasília Brew Fest & Homebrewers

27abr(abr 27)22:0028(abr 28)05:00Alexandre Pires - O Baile do Nêgo Véio

28abr(abr 28)10:0029(abr 29)00:00Brasília Brew Fest & Homebrewers

28abr(abr 28)22:0029(abr 29)05:00PIXOTE - OPEN BAR

29abr10:0023:00Brasília Brew Fest & Homebrewers

X

Send this to a friend