Líder norte-coreano convida presidente da Coreia do Sul a Pyongyang

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, convidou o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, a participar de uma reunião de cúpula em Pyongyang, anunciou Seul neste sábado.

O convite foi transmitido por Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano, que visita a Coreia do Sul por ocasião dos Jogos Olímpicos de Inverno, informou um porta-voz da Casa Azul, presidência sul-coreana.

Caso a cúpula aconteça, será a terceira deste tipo, depois das reuniões que Kim Jong II, pai do atual líder norte-coreano, teve em Pyongyang com os presidentes sul-coreanos Kim Dae-jung e Roh Moo-Hyun, em 2000 e 2007, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Moon recebeu para um almoço neste sábado o chefe de Estado da Coreia do Norte, Kim Yong Nam, cujo cargo é protocolar, e Kim Yo Jong.

“A enviada especial Kim Yo Jong entregou uma carta pessoal de seu irmão que expressa o desejo do mesmo de melhorar a relação intercoreana”, declarou o porta-voz de Moon, Kim Eui-kyeom.

Também transmitiu verbalmente o convite de seu irmão para que Moon Jae-in visite “o Norte no momento que mais lhe convier”, acrescentou.

O presidente sul-coreano milita pelo diálogo com o Norte, mas não aceitou o convite de imediato. Pediu que sejam criadas “boas condições” para a visita, e que o Norte busque de forma mais ativa o diálogo com os Estados Unidos, assinalou.

“É absolutamente necessário que o Norte e os Estados Unidos iniciem um diálogo rapidamente”, disse o presidente sul-coreano, citado por seu porta-voz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Os Estados Unidos insistem em que a Coreia do Norte deve mostrar que está disposta à desnuclearização antes de qualquer diálogo, o que Pyongyang descarta.

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Agosto, 2018

Filtrar eventos

30jun(jun 30)18:0009set(set 9)00:00Na Praia ° 2018

18ago(ago 18)23:0019(ago 19)17:00PsycoTrance 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend