Autoridades de Porto Rico cancelam alerta de tsunami após terremoto atingir Honduras e Cuba

Um forte terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter atingiu áreas entre Honduras e Cuba e provocou alerta de tsunami que poderia afetar Porto Rico e as Ilhas Virgens, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (EUA).

De acordo com o centro americano, o tremor ocorreu por volta das 23h (horário local, 1h de Brasília desta quarta-feira) e sua origem estava a 44 quilômetros ao leste do arquipélago das Ilhas de Cisne, que pertencem a Honduras e ficam no noroeste do Mar do Caribe.

O tremor, que teve 10 quilômetros de profundidade, ocorreu no mar, entre a ilha de Cuba e as costas de Honduras e Belize, segundo mostram os mapas do Serviço Geológico norte-americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O epicentro foi localizado a 201,9 quilômetros da localidade de Barra Patuca (Honduras), de 2.758 habitantes, e a 245,2 quilômetros do município de Puerto Lempira, que reúne 4.856 pessoas, assim como a 303,1 quilômetros de George Town, nas Ilhas Cayman.

Aparentemente, o epicentro do terremoto está distante dos centros urbanos, mas por enquanto não se sabe qual o seu alcance.

A Rede Sísmica de Porto Rico cancelou para esse território e as Ilhas Virgens o alerta de tsunami que se seguiu ao terremoto de magnitude 7,6 na escala Richter, que atingiu o mar do Caribe, com epicentro a 66 quilômetros das Ilhas de Cisne, no final da noite dessa terça-feira (9).

Inicialmente, a entidade tinha emitido um alerta de tsunami para Porto Rico e as Ilhas Virgens, o que significava a possibilidade de fortes correntes nas áreas costeiras.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, a sigla em inglês) calculou, em um primeiro momento, em 7,8 a magnitude do terremoto, para depois corrigir para 7,6.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Após divulgar a informação sobre o tremor, e antes de ser cancelado o alerta de tsumani, o secretário de Segurança Pública de Porto Rico, Héctor Pesquera, informou que já tinha sido ativado um plano preventivo nos municípios costeiros da ilha.

BDF na Rede

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend