Todos juntos e bem misturados no balaio de gatos

Todos juntos e bem misturados no balaio de gatos

Por Mino Pedrosa

No jogo rasteiro da política do Distrito Federal tudo pode. Principalmente dilapidar o patrimônio público. O empresário conhecido nos bastidores da política do DF como homem de “confiança” do ex-governador José Roberto Arruda e Paulo Octávio, anda deixando rastros que não se apagam quando carrega a mala.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Agora no bolso do atual governador, Rodrigo Rollemberg, usa a influência que trouxe do grupo do ex-governador José Roberto Arruda quitando dívidas milionárias de sua construtora e sangrando mais uma vez os cofres do Banco Regional de Brasília BRB.

Em 2006, como tesoureiro da campanha de Arruda, Márcio Machado foi flagrado em gravações clandestinas pelo também empresário, Juarez Lopes Cansado, ex-secretário geral da Associação Brasileira dos Bancos Estaduais (ASBACE). As gravações inéditas feitas por Juarez Cançado, e divulgadas pelo site Quidnovi.com.br,  revelaram vários esquemas de corrupção, inclusive saques vultuosos no BRB. Em 2007, Juarez tinha negócios escusos com o presidente do banco, Tarcísio Franklin. Na Operação Aquarela, policiais civis, advogados e empresários protagonizaram uma ação de extorsão de uma quadrilha contra o bando de Juarez.

Os áudios revelaram que o tesoureiro Márcio Machado recebia 250 mil reais em espécie, semanalmente, e 10 cartões de créditos (cada um de 50 mil reais de limite). Com esses cartões também era possível sacar dinheiro na boca do caixa. Os valores eram distribuídos para Arruda, Paulo Octávio e os principais assessores da campanha. As gravações foram retiradas da Operação Aquarelas por policiais civis impedindo que fossem incluídas nos autos do processo.

Na época o emissário da existência da gravação foi o delegado Alírio Neto, que procurou o ex-governador Arruda, seu padrinho e disse ter tomado conhecimento da existência de uma gravação comprometendo Márcio Machado e o bando que sangrava os cofres do BRB para alimentar a campanha rumo ao Buriti em 2006.

Arruda avisou ao seu tesoureiro que mais tarde foi procurado por emissários da quadrilha que extorquia os envolvidos no propinoduto do BRB. Nos bastidores, delegados, agentes e advogados receberam um bom dinheiro pelo silêncio e a destruição dos áudios. Misteriosamente, o aparelho com as gravações sumiu e anos depois reapareceu para extorquir novamente milhões dos envolvidos. A primeira vítima de extorsão foi o empresário e ex-secretário de obra do governo de Arruda e Paulo Octávio, Márcio Machado, que cedeu ao achaque em 3 milhões de reais (no total de 5 milhões), ficando 2 milhões a serem retirados das empresas que construíram o prédio da Polícia Civil do Distrito Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Agora, mais uma vez o empreiteiro Márcio Machado dono da MBR Engenharia, responsável pelo condomínio residencial Viver Melhor em Samambaia usa tráfico de influência junto ao governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, para sanar uma dívida milionária em empréstimos com o BRB, entregando apartamentos como forma de pagamentos deixando o Banco de Brasília com um mico de milhões.

Márcio Machado era presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB-DF) e levou grande parte da legenda para os braços de Rollemberg, apunhalando pelas costas o atual presidente, deputado federal, Izalci Lucas, pré-candidato ao Buriti e adversário de Rollemberg. O empreiteiro ponta de lança de Arruda, faz o grupo político do padrinho pensar o que estará fazendo o carregador de malas e homem de confiança de Arruda, nos braços do “adversário” Rollemberg. Talvez o ex-governador esteja jogando nos dois lados e por isso permite a estadia de seu fiel escudeiro ao lado do atual governador para servir de elo em uma possível reeleição de Rolemberg. Não importando qual seja a avaliação do governo de Rollemberg, mas se manter como o principal cacique na política de Brasília.

Ouça o áudio em que Márcio Machado negocia os cartões com Juarez Cansado e o presidente do BRB Tarcísio Franklin.

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Setembro, 2018

Filtrar eventos

26set20:0023:00Andrea Bocelli | Brasília - DF

27set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

28set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

29set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

30set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend