Conheça a ‘Marca Brasília’

Conheça a 'Marca Brasília'

Projeto vencedor foi escolhido pelo voto popular e divulgado durante a entrega do Prêmio Colunistas Brasília, na noite da última quinta-feira.

A capital federal acaba de ganhar uma marca que carrega toda sua identidade. Promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio), com apoio de instituições de nível superior, agências de publicidade, fundações e entidades ligadas ao setor produtivo, o concurso Marca Brasília recebeu mais de 900 inscrições e cerca de 500 foram pré-selecionadas.

Escolhida por votação popular, a marca “Skyline” – criada pelos alunos do Centro Universitário IESB Igor Guimarães Borges e Matheus Gomes de Vasconcelos – foia a vencedora da disputa e do prêmio de R$ 20 mil e, a partir de agora, essa será a representação da capital federal para o mundo.

Skyline: marca vencedora do concurso, com 46% dos votos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A escolha da vencedora levou em consideração aspectos que melhor destacavam a cultura da capital, bem com a singularidade arquitetônica. Ao todo, 1.809 pessoas votaram e 46% escolheram a marca batizada de Skyline. Em segundo lugar ficou a Athos, com 34% da preferência. Já a Ipê recebeu 20% dos votos.

O design vencedor apresenta traços simples, que remetem às principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer na cidade. O azul do céu, referência de Brasília, se destaca. Esses foram alguns dos objetivos dos designers gráficos que idealizaram o projeto.

Aluno do último semestre do curso de Design Gráfico, Igor Borges afirmou que sua preocupação ao criar a marca foi de que as pessoas não se limitassem a ler, mas sentissem a palavra “Brasília”. “Por isso as letras são alongadas, para dar a sensação do planalto, do horizonte aberto. As curvas representam os monumentos – Congresso Nacional, Catedral, Teatro Nacional, Museu Nacional – cartões postais da nossa cidade. A melhor sensação é saber que agora terei uma criação que estará na história da capital federal”, disse Igor.

Para Matheus Vasconcelos, graduado em Design Gráfico e aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo do IESB, a marca de toda cidade é sua arquitetura. Segundo o designer, o objetivo era passar a monumentalidade de uma cidade moderna como Brasília. “A marca criada por nós é incomum. A própria tipografia da logo diz sutilmente o que a capital federal representa, ressaltando as suas belezas arquitetônicas. As cores que escolhemos foram azul, branco e o laranja, que também estão diretamente ligadas à cidade. O branco que predomina na maioria dos monumentos. O azul do céu, dos vitrais e espelhos d’água. O laranja nos lembra o pôr do sol do Cerrado. A marca agora é de domínio público, mas sugerimos quem sejam usadas essas três cores, pois combinam entre si”, ressaltou Vasconcelos.

Athos: segunda colocada, com 34% da preferência
Ipês: terceira colocada no concurso, com 20% dos votos

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dezembro, 2017

Filtrar eventos

16dez(dez 16)22:0017(dez 17)22:00Festa das Patroas Brasília com Maiara & Maraisa e Marilia Mendonça

X

Send this to a friend