Picnik comemora cinco anos no aniversário de Brasília

Picnik

Evento ao ar livre recebe artistas locais no Parque da Cidade. São 150 expositores de moda, design e gastronomia reunidos das 13h às 22h desta sexta.

No mesmo dia em que Brasília comemora o 57º aniversário, o evento a céu aberto Picnik, que reúne artistas locais de moda, design e gastronomia, completa cinco anos. A partir das 13h desta sexta-feira (21), esteiras e toalhas começam a ser estendidas no estacionamento 4 do Parque da Cidade. O evento vai até as 22h.

Ao longo de 25 edições, o Picnik reuniu cerca de 2 mil empreendedores criativos e 225 mil pessoas, entre adultos e crianças. Gratuito, itinerante e diurno, o evento ocupa áreas públicas – às vezes pouco frequentadas, como a Praça dos Cristais – com estandes e barracas de produtores da cidade.

Artistas de Brasília vendem produtos no Picnik no Parque da Cidade (Foto: Reprodução)
Artistas de Brasília vendem produtos no Picnik no Parque da Cidade (Foto: Reprodução)

Além da venda de produtos criativos e inéditos, o Picnik abre espaço para bandas, DJs, oficinas e debates. Nesta edição comemorativa, haverá mais de 150 expositores. Para o produtor Miguel Galvão, o evento chama atenção para o que está sendo produzido no Distrito Federal.

“Apresentamos não só produtos, mas ideias, projetos, culturas, novos comportamentos.”

“Estamos consolidando a identidade brasiliense com um evento que é a cara da cidade. A forma como as pessoas socializam, as experiências que trocam e até a estética das roupas ajudam a construir isso.”

Picnik reúne DJs e monta pista de dança no Parque da Cidade, em Brasília (Foto: Reprodução)
Picnik reúne DJs e monta pista de dança no Parque da Cidade, em Brasília (Foto: Reprodução)

Na pista de dança, a atração principal é alemã. O coletivo Feathered Sun – composto por Raz Ohara e Jo Ke – cruzou o oceano para trazer mixagens de música eletrônica “étnica” – com uso de instrumentos de percussão tribal. Os DJs residentes Julia Hormann e The Miguelitos revezam-se na mesa. Os brasilienses Forró Red Light e Tantra Livre também se apresentam.

O festival Groselha, que mistura rock e cinema no Teatro Dulcina, no Conic, vai fazer a edição de abril em versão “pocket” no Picnik. Sem exibição de filmes desta vez, serão convidadas as bandas Astronautas e seus amigos, Cold Café, Fabrin e Pedro Pastoriz.

Os workshops da edição comemorativa serão de costura, às 14h30, e de encadernação manual às 16h30. Para participar é preciso se inscrever com antecedência no site do evento. As vagas são limitadas.

Evento Picnik oferece pela primeira vez
Evento Picnik oferece pela primeira vez “guarda-bikes” gratuito em Brasília (Foto: Reprodução)

Pela primeira vez, o evento oferece facilitadores e visitas guiadas para deficientes físicos e auditivos logo na entrada principal. Também haverá um “guarda-bikes” gratuito com ferramentas para fazer pequenas manutenções.

Um desfile de moda vai exibir cerca de 30 looks montados pelo diretor criativo Fernando Lackman com peças de artistas locais. Todos os produtos podem ser comprados diretamente com os designers nos estandes das marcas.

Artistas e marcas locais expõe roupas em estandes no Picnik, em Brasília (Foto: Reprodução)
Artistas e marcas locais expõe roupas em estandes no Picnik, em Brasília (Foto: Reprodução)

Para as crianças vai ser montado um pequeno parque de diversões, com brinquedos infláveis, pula-pula e oficinas de acrobacias e perna de pau. Também haverá leitura para crianças e bebês, além de uma roda de conversa entre mães, às 16h, mediada pelas educadoras Dayla Duarte e Adriana Bertolucci.

Quitutes

Cerca de 70 chefes de cozinha renomados e novos talentos apresentam pratos e comidinhas pelo preço de R$ 5 a R$ 40. Haverá um pavilhão especial montado em parceria com a Frente de Ações pela Libertação Animal com 20 expositores de produtos veganos.

Debates

15h – “Ecovilas” com Alan Jacob (Ecovila Ilumina), Juno Rocha (Ecovila da Lagoa) e Hermínia Van Tol (Pousada Lagoa Caraíva, na Bahia) Mediação de Bárbara Lins (TV Globo).
17h – “Ecologia Médica” com Edson Saraiva, Túlio Americano (Alma Naturae) e Sonia Goulart. Mediação de Bárbara Lins (TV Globo).

Oficinas

14h30 – “Costurando no Parque” com Costuras e Vinil
16h30 – “Encadernação manual artística” com Vanessa Navarro (Pupila)

Leitura infantil

13h e 17h – Leitura para crianças
14h e 15h – Leitura especial para bebês
16h – Roda de conversa entre mãe

Circo

14h – Espetáculo “Varietê”, por Circênicos
17h – Espetáculo “Varietê”, por Circênicos

Espaço zen

15h30 – Wing Chun, por CEBB
16h30 – Meditação Budista, por CEBB
17h30 – Yoga, por Luiza Costalima

Bem na foto

Fotógrafos iniciantes vão expor fotos com temática de aniversário de Brasília em uma galeria. Durante o evento, serão lançados desafios às pessoas para tirar fotos e postá-las nas redes sociais com algumas hashtags. Os vencedores serão escolhidos pelos expositores e vão ganhar curso de fotografia.

Brasília de Fato nas Redes

Abril, 2017

Filtrar eventos

terça

25

sáb1

dom2

seg3

ter4

qua5

qui6

sex7

sáb8

dom9

seg10

ter11

qua12

qui13

sex14

sáb15

dom16

seg17

ter18

qua19

qui20

sex21

sáb22

dom23

seg24

ter25

qua26

qui27

sex28

sáb29

dom30

25abr09:00- 21:00Rubem Valentim - Construção e Fé

25abr - 2618:00abr 26- 01:00Nu Mercadito - Kakau Lossio e a sensualidade femininaExposição fotográfica


Ver Roteiro completo

X