Feira “Fortalecendo o Corre” promove inclusão econômica para jovens

Fortalecendo o Corre

Evento acontecerá na ocupação Mercado Sul Vive, em Taguatinga (DF) e faz parte do projeto de mesmo nome, que forma jovens periféricos de grandes cidades brasileiras no tema do direito à cidade.

Em meio à crise, corte de políticas sociais, e a alta taxa de desemprego juvenil, a cidade de Taguatinga (DF) abriga, no próximo sábado (5), evento que reúne mais de 30 coletivos de jovens de todo o DF e é fruto de um projeto de inclusão econômica para jovens de periferia. A edição especial da 51ª Ecofeira do Mercado Sul Vive é uma parceria com o projeto “Fortalecendo o Corre”, promovido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em Brasília.

No sábado, jovens terão a oportunidade de comercializar produtos e serviços que seguem princípios de economia solidária, e apresentar trabalhos artísticos em música, performance e arte. Além disso, o evento promove uma roda de conversa, às 14h, sobre direito à cidade com participação de Carmela Zigoni (Inesc), Daniela Rueda (Mercado Sul Vive) e Glaucia Marinho (Justiça Global, RJ).

Quem for ao evento poderá participar de oficinas de stencil e dança (Charme).

Fortalecendo o Corre

O projeto “Fortalecendo o Corre” tem o objetivo de reunir coletivos de jovens para enfrentar as desigualdades nas grandes cidades brasileiras de Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto prevê oficinas de formação e assessorias visando à inclusão econômica dos jovens em tempos de crise, bem como formação política nos temas desigualdades e direito à cidade.

De acordo com Carmela Zigoni, assessora política do Inesc responsável pelo projeto, participam cerca de 30 coletivos do Distrito Federal, organizados em torno do Hip Hop, economia solidária, ocupações culturais e combate ao racismo e machismo. ”Foram seis meses de oficinas, onde os coletivos puderam se encontrar para pensar temas como trabalho, renda, desigualdades na cidade e as conexões possíveis para se fortalecerem em rede”, explicou. “O evento é o momento de mostrar para a população do DF que a juventude ‘existe e resiste’, apesar da crise econômica e política em que o país se encontra”, concluiu Carmela.

Em Brasília, os participantes acessaram conhecimentos sobre elaboração de projetos, gestão do tempo, marketing digital, design thinking, produção de eventos, elaboração de projetos, direitos humanos, entre outros temas.

O evento é uma prévia do encontro que acontecerá em maio, em Recife, onde os coletivos das quatro cidades se encontrarão para dialogar sobre uma agenda comum voltada para o direito à cidade e o “fortalecimento dos corres”, ou seja, a valorização dos saberes e fazeres da juventude periférica e outras formas de economia possíveis.

Ecofeira

A EcoFeira do Mercado Sul é um espaço comunitário de exposição, troca e venda de produtos e serviços que seguem princípios ecológicos e de economia solidária, e que surgiu a partir da atuação da Oficina Tempo Eco Arte. A feira é também um lugar de convívio, diálogo, pesquisa, comunicação livre, reflexão, provocação e arte.

O evento “Fortalecendo o Corre” será transmitido ao vivo pela Rádio Mercado Sul, e contará com cobertura colaborativa no perfil do Mercado Sul Vive no Instagram e Facebook.

Programação:

14h às 15h30 – Roda de Conversa

Tema: Direito à Cidade com Carmela Zigoni (Inesc), Daniela Rueda (Mercado Sul Vive) e Glaucia Marinho (Justiça Global, RJ).

14h às 22h – Feira

Ecofeira

Feira do Corre
15h30 às 16h30 – Oficinas

Oficina de Stencil com o grafiteiro Rela
Oficina de Charme com Pegada Black

16h – Lançamento do Livro Phylochip, de Ju Ataíde (RN) – Local: Invenção Brasileira
16h30 às 22h – Apresentações artisticas:

  • Suburbanos
  • Cléo Street
  • Projétium
  • Lídia Dallet
  • 3RG
  • DJ Bola – Hip – Hop vs Ragga
  • Performance com Tau Yná
  • Olhos de Psiquê
  • Som de papel
  • Deus Preto

Serviço: 51ª Ecofeira – edição especial “Fortalecendo o Corre”
Quando: 5/5, das 14h às 22h
Onde: Beco Cultural – St. B Sul QSB 12 Taguatinga Sul (DF)
Contatos: Daniela Rueda – 98127-7422 / Marcela Coelho – 98616-4395
Programação gratuita
Classificação livre
Apoio: Oxfam Brasil
Parceria: Mercado Sul Vive
Realização: Inesc

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

5 × cinco =

Send this to a friend