Destaque
Estados e governo federal vão firmar pacto nacional contra homofobia

Publicado
3 anos atrásem

Na busca pelo fim da violência contra o público LGBTT, a secretaria promove até sexta-feira (18) a Semana de Luta contra LGBTfobia, que terá a assinatura de um Pacto Nacional de Enfrentamento.
Em 2017, o Disque 100 da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos recebeu 1.720 denúncias de violações contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Do total, 70,8% foram por discriminação. Na seqüência, aparecem violências psicológicas e físicas, com 53,3% e 31,8%, respectivamente.
As atividades marcam também o Dia Internacional de Combate a Homofobia, lembrado no dia 17 de maio. A data foi escolhida, em 1990, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a palavra homossexualismo da Classificação Estatística Internacional (CID).
A decisão reconheceu que a homossexualidade não pode ser considerada doença, por se tratar de traço da personalidade do indivíduo. No Brasil, somente em 2010, por meio de decreto presidencial, o Dia Nacional de Combate a Homofobia foi oficialmente instituído. A partir daí, estados e municípios iniciaram políticas específicas para intensificar ações de combate à violência, ao preconceito e discriminação.

Durante a semana, haverá uma série de debates sobre políticas públicas de enfrentamento. A abertura está marcada para esta terça-feira (15) quando serão relatadas as ações desenvolvidas. Em seguida, serão apresentados dados a respeito das denúncias de violações de direitos humanos. Conforme o levantamento, 27% das violações ocorrem na casa da vítima.
Para o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, a semana traz visibilidade à causa. “Precisamos avançar neste assunto. É muito bom que já exista espaço para a população LGBT na política, mas esse é apenas mais um passo para que seus direitos sejam preservados”, destaca.
Pacto Nacional
Além dos debates, na quarta-feira (16) será assinado o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica. O documento tem como proposta promover e articular ações que combatam à violência, priorizando o respeito à dignidade e diversidade humana.
Nele, estados, Distrito Federal e o governo federal assumem o compromisso conjuntamente enfrentar a violência LGBTfóbica. Uma consultoria especializada, via Nações Unidas, foi contratadar e fez visitas técnicas nas 27 unidades da Federação, que puderam opinar e trazer informações para elaboração do pacto.
Segundo a diretora de Promoção dos Direitos LGBT do Ministério dos Direitos Humanos, Marina Reidel, a medida “visa unir esforços em todo território brasileiro no combate à violência”
Uma das demandas apresentadas pelos estados é a destinação de recursos para a execução das ações. Com isso, o ministro assinará um edital para seleção de propostas de ações de enfrentamento à violência LGBTfóbica, que serão financiadas pela da Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos, por meio de convênio.

Você pode gostar
Felipe Neto distribui livros LGBT na Bienal; recado para a censura
STF derruba decisão que autorizava censura a obras LGBTQI na Bienal
Grupo LGBT mais antigo do DF, premia ativistas da causa
Em Brasília, grupo apoia adolescentes com dificuldades relacionadas à sexualidade e gênero
Vítimas de feminicídio poupam companheiros e não registram BO
Mulher de 44 anos tem AVC durante sexo oral

Campos Neto é eleito melhor banqueiro central de 2020 pela Banker

Saúde chama compra fracassada de ‘fake news’ e tenta barrar exportação de seringa

Comissário da União Europeia critica ‘imagens vergonhosas’ do Brasil em meio a pandemia de Covid-19

Iges-DF supera 3,7 milhões de atendimentos

490 ofertas de emprego nesta segunda-feira

Mais de 840 mil pessoas receberam 1ª dose da vacina contra Covid no Brasil

Iges-DF amplia vacinação para todos os profissionais de saúde

Brasil registra mais de 1.200 mortes por Covid e mais de 60 mil casos em 24 h

Covid-19: DF recebe vacinas da Oxford/AztraZeneca e passa dos 20 mil imunizados

Lideranças religiosas protocolam novo pedido de impeachment contra Bolsonaro
Mais Lidas
- Grande Brasília6 dias atrás
Famílias já podem sacar benefício do DF Sem Miséria
- Grande Brasília6 dias atrás
Detran-DF realiza operação para coibir estacionamento irregular em Águas Claras
- Política e Brasil6 dias atrás
Conheça os programas que utilizam as notas do Enem
- Grande Brasília5 dias atrás
Ibaneis espera que denúncias sobre fura-filas na vacinação sejam apuradas
- Esporte5 dias atrás
Flamengo derrota o Palmeiras e entra com força na briga pelo título do Brasileiro
- Grande Brasília5 dias atrás
Ponte JK terá faixa reversa neste fim de semana