Somos todos Brasília

Brasília

Brasília é uma dessas cidades difíceis de categorizar, afinal aqui temos de tudo e de todos. Brasília tem a cara, ou melhor, as caras do Brasil. É sulista, nordestino, estrangeiro, tem gente que nasceu aqui, tem gente que chegou ontem. Brasília tem esse gostinho de tempero variado do melhor de cada lugar, de cada passo, de cada escolha, de cada um.

Há aqueles que a intitulam exclusivamente pelo que existe de função política em sua construção, mas Brasília é maior e se mostra como uma miscelânea de contextos que coabitam no quadrado.

Brasília é mais! Foi impressa da imaginação arquitetônica de muitos que batalhavam por um lugar ao sol, por uma possibilidade de mudança, por não passar mais fome, por poder sonhar. Brasília é essa cidade milimétrica que cresceu desordenadamente dando a possibilidade do pão àqueles que chegavam minguados de fome, de esperanças.

Brasília é mais, maior do que suas asas. Ela é as satélites, Taguatinga com seu ar cosmopolita, Planaltina com sua religiosidade, Cruzeiro com gingado, Ceilândia com seu povo sorridente e cheio de tempero, Núcleo Bandeirante pioneiro, todos nós, peças essenciais no quebra-cabeça que é o nosso quadrado.

Brasília é bem assim aquela inconstância do clima, o “não tem nada para fazer”, o Beira, o eixão, as entrequadras silenciosas e é o povo que acorda cedo para fazer as engrenagens do quadradinho rodarem.

Brasília é essa realidade imaginada pelas curvas de Niemeyer, o concreto, o moderno, a exuberância do céu.  Brasília é mais do que tesourinhas, balão, arquitetura e Renato Russo.

Experimentamos Brasília, vivemos Brasília, Somos Brasília! Somos um pedaço de cerrado que ganhou autonomia e força para ser um oásis de pessoas, criatividade e crescimento. Parabéns a Brasília, em mais um aniversário, e viva ao povo que faz desse o seu lugar, original e único.

Mayara Sampaio.
Moradora e apaixonada pela Capital da República

Brasília de Fato nas Redes

Abril, 2017

Filtrar eventos

terça

25

sáb1

dom2

seg3

ter4

qua5

qui6

sex7

sáb8

dom9

seg10

ter11

qua12

qui13

sex14

sáb15

dom16

seg17

ter18

qua19

qui20

sex21

sáb22

dom23

seg24

ter25

qua26

qui27

sex28

sáb29

dom30

25abr09:00- 21:00Rubem Valentim - Construção e Fé

25abr - 2618:00abr 26- 01:00Nu Mercadito - Kakau Lossio e a sensualidade femininaExposição fotográfica


Ver Roteiro completo

X