O que é o turismo?

O que é o turismo?

É com grande alegria que começo nossa coluna com o que talvez seja o mais importante dos temas, O que é o turismo??

 Seria Viajar? Conhecer um lugar? Degustar novas culturas? Viver belas paisagens?

Bom, é fato que essas perguntas também podem ser respostas!! Mas, o Turismo é muito mais que isso…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O Turismo tem conceito, tem uma identidade, tem uma grande importância dentro da economia de um País. E essa importância e levada como cascata para as capitais, cidades e municípios que possuem a atividade e se beneficiam dela…

Costumo dizer que o Turismo é uma indústria! Uma indústria que move os três setores econômicos de um pais.

O turismo emprega muitas milhões de pessoas pelo mundo a fora, e pode se dizer que é um dos maiores geradores de impostos e receita do mundo!! Existem dados da OMT (Organização Mundial do Turismo) que informam que o Turismo é uma das maiores atividade em arrecadação bruta em todo o mundo.

Esses dados apresentam o quão importante é a atividade, no nosso país o Turismo serve de base econômica, uma vez que mesmo o país passando por crise nota-se um crescimento da atividade principalmente nas datas comemorativas, onde o deslocamento de pessoas se dá de maneira mais agressiva em busca de descanso, sol, praia, calor, verde dos campos e novas vivencia.

Ok, tudo bem, mas nem só de louros o turismo é responsável, quando a atividade não é feita forma responsável, são inúmeros os danos causados a uma localidade, podemos chamar de “Turismo mal trabalhado”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Dezenas de situações devem ser observadas para que o Turismo não se torne um grande vilão, como por exemplo, conscientização ambiental da localidade visitada, promoção de arranjos de produções locais (APL), aplicação do dinheiro gerado na melhoria da localidade, responsabilidade da comunidade que receberá a atividade em fiscalizar e promover o turismo sustentável, dentre outras varias situações não tão pouco importantes.

No Brasil a formulação do Plano Nacional de Turismo 2013-2016, consolidou as Politicas Nacionais do Turismo, atendo-se em orientações estratégicas para fomentar atividade no país para o próximo ano, envolvendo a iniciativa privada e os setores econômicos, visando o desenvolvimento econômico, social (com ênfase na erradicação da pobreza) e  ambiental.

O turismo precisa ser visto como uma das ferramentas de elo entre a gestão federal e a sociedade brasileira, deve-se ter claro na cabeça dos brasileiros que a atividade de turismo quando feita da maneira correta temos um dos grandes vetores para a geração de emprego, empreendedorismo, incentivo a busca de novos horizontes de serviços e conhecimento, sustentabilidade do meio ambiente e propagação do nosso grande tesouro cultural que é o Brasil.

Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE
 
PUBLICIDADE

Julho, 2018

Filtrar eventos

26jun(jun 26)14:0005ago(ago 5)01:00Abertura Brasília Ice Park

30jun(jun 30)18:0009set(set 9)00:00Na Praia ° 2018

27jul(jul 27)22:0028(jul 28)04:00Mumuzinho em BrasíliaDallas Bar

28jul(jul 28)23:4529(jul 29)03:00Capital Inicial em Brasília/DF - Capital Moto Week 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend