Mas o que é mesmo Educação Financeira?

Mas o que é mesmo Educação Financeira?

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Educação Financeira é “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com  informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessárias para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar. Assim, podem contribuir de modo mais consistente para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro”.

Acontece que as pessoas ainda acreditam que ser educado financeiramente é o mesmo que saber matemática. Pois eu tenho uma notícia para te dar: saber matemática não significa que você vai mudar o seu comportamento. De que adianta conhecer todas as ferramentas para fazer uma boa gestão da sua vida financeira se você continua agindo da mesma maneira com o dinheiro? Educação Financeira vai muito além de saber o que são juros simples e compostos, de construir seu orçamento em uma planilha de receitas e despesas ou até mesmo de conhecer sobre micro e macroeconomia. Educação Financeira é sinônimo de mudança comportamental. É a forma que você enxerga as suas finanças e a aplicação disto na vida real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Verdadeiramente é pensar de uma forma credora (poupar agora para usufruir depois) e eliminar consumos imediatistas e pensamentos devedores (usufruir agora e pagar depois – da forma “que der” e com juros!). É ter a segurança de uma reserva poupada no caso de desemprego ou diminuição de renda. É não contar com o auxílio de empréstimos e financiamentos para cobrir imprevistos ou para compras desnecessárias e impensadas. Mas será que o brasileiro sabe o que é esta tal de Educação Financeira mesmo?

Pois bem: a própria OCDE, que tem por objetivo medir as competências da população adulta quando o tema é Educação Financeira, divulgou em 2016 o resultado de uma pesquisa sobre conceitos financeiros. Em 30 países, o Brasil ficou na 27ª posição quando o assunto está relacionado ao conhecimento, atitudes e comportamentos em relação às finanças, ficando atrás apenas de Croácia, Bielorrúsia e Polônia. Os grandes “campeões” no tema são os franceses.

Foram aplicadas algumas perguntas sobre o conhecimento financeiro das pessoas, tais como: o conceito de juros compostos e a combinação destes com os simples, o valor do dinheiro no tempo, definição de inflação, juros pagos em empréstimos, tipos de investimentos, dentre outros. A pesquisa foi realizada com 51.650 pessoas, sendo 1.974 brasileiras. Neste universo, verificou-se que a sociedade brasileira ainda tem um consumo exacerbado e desnecessário, além de não possuir a cultura de investimentos (apenas 30% dos brasileiros se preocupam em poupar e planejar seus sonhos e gastos) e uma dificuldade maior em uma mudança de comportamento e em buscar conhecimentos em Educação Financeira.

Assim, vemos a grande importância da implementação – em caráter de urgência-  de políticas públicas voltadas à Educação Financeira no Brasil. Estratégias de médio e longo prazo que devem utilizar metodologias específicas e definir metas e ações a serem cumpridas ao longo de algumas gerações. Aspectos psicossociais relacionados às finanças pessoais, orçamento, planejamento para aposentadoria, sistema financeiro e investimento são temas que devem fazer parte de disciplinas obrigatórias nos currículos escolares brasileiros. Tudo isto terá um impacto significativo na economia brasileira dentro de alguns anos.

Em meio a inúmeras e intermináveis “crises”, vale disseminarmos a cultura positiva da Educação Financeira no Brasil. Vai ser bom para você, para a sua família, para a sua comunidade, para o seu país e até mesmo para um mundo mais consciente e assertivo quando o assunto é dinheiro!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Trace suas metas, entre em ação e alcance seus objetivos!

Encontre-me no Instagram! @valorizeseusonho

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Julho, 2018

Filtrar eventos

26jun(jun 26)14:0005ago(ago 5)01:00Abertura Brasília Ice Park

30jun(jun 30)18:0009set(set 9)00:00Na Praia ° 2018

20jul(jul 20)21:0021(jul 21)22:30SETEBELOS APRESENTA - COMEDYFLIX

21jul19:3022:00Stand up gratuito de Os Fantásticos ocupa o palco do Festival de Humor

21jul(jul 21)20:0022(jul 22)08:00Low Club - Edição Férias em Dubai

22jul08:0012:00COPA DO BRASIL DE FAIXA COLORIDA 2018

27jul(jul 27)22:0028(jul 28)04:00Mumuzinho em BrasíliaDallas Bar

28jul(jul 28)23:4529(jul 29)03:00Capital Inicial em Brasília/DF - Capital Moto Week 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend