Desejos e necessidades em uma sociedade de consumo

Desejos e necessidades em uma sociedade de consumo

Saiba avaliar o que é realmente importante para você e para sua família!

Hoje vivemos em uma sociedade de consumo onde as necessidades básicas de sobrevivência e o mínimo existencial dependem quase que exclusivamente de um papel: o famoso DINHEIRO.

Há algum tempo que o dinheiro também circula por meio eletrônico, através dos cartões, das transferências online, das compras em débito e em crédito e do pagamento de boletos por meio do Internet Banking.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Mas até que ponto os nossos desejos afetam as nossas necessidades de sobrevivência? Moradia, alimentação, educação dos filhos, saúde, vestuário, lazer. Sim! Lazer é uma necessidade fundamental da vida e saber fazer dele nosso aliado, pode acabar nos ajudando a melhorar até mesmo a nossa saúde física e mental!

Além disso, vivemos celebrando o consumo como algo belo, lúdico, necessário e que sem ele você será considerado fracassado e sem status!

Mas o que é status? Eu defino status como: “ser o que você não é para mostrar para pessoas que você não gosta o que você não quer ter ou fazer!”. Parece brincadeira, mas não é! Existem milhões de pessoas no mundo que são levadas a um consumo desnecessário e muitas vezes supérfluo através das necessidades de consumo criadas pelo Marketing!

E o Marketing nada mais é do que uma ferramenta da Comunicação para despertar desejos que há algum tempo atrás a gente nem sonhava em ter. Hoje as pessoas não vivem sem um smartphone, por exemplo. Os fabricantes não param de colocar no mercado novos modelos destes smartphones.

E aí, você chega em casa e escuta os seus filhos falarem: – “Pai, quero aquele brinquedo novo que eu vi na propaganda!”“Mãe, eu preciso deste sapato que a mocinha da novela está usando!”. Olha aí o marketing querendo te alcançar!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Saber diferenciar necessidades de desejos é essencial para mantermos o controle sobre o nosso orçamento financeiro. À medida em que eu conheço os meus desejos e as minhas necessidades de consumo, eu construo uma boa relação com o meu dinheiro e faço dele o meu parceiro para todas as horas.

Mas ninguém aqui está falando que precisamos parar de desejar! Os nossos sonhos e desejos são as molas propulsoras de um futuro melhor e nos ajudam a adquirir bens e experiências que nos trarão uma melhor qualidade de vida e nos tornarão seres humanos mais felizes!

A realização da casa própria, uma viagem tão esperada, a compra de um belo carro, um sapato novo, uma roupa bonita, um tênis de marca: tudo isso pode ser adquirido sem que nos endividemos de forma a comprometer as nossas necessidades básicas de sobrevivência!

Para que pagar uma prestação com juros se eu posso guardar um valor por mês destinado à realização daquele sonho, pagar à vista e ainda com desconto? Temos que fugir do consumo impulsivo, das prestações com juros sem fim, dos financiamentos com juros altíssimos, dos empréstimos para pagar empréstimos (a não ser que seja a troca de um empréstimo com uma taxa de juros maior por um empréstimo com uma taxa de juros menor, lhe ajudando a quitar alguma dívida), das faturas de cartão de crédito não pagas!

PLANEJAMENTO! Essa palavra tem que estar no vocabulário do brasileiro! A gente pode alcançar os nossos sonhos e realizar os nossos desejos através de um bom planejamento financeiro!

Não deixe que as necessidades criadas pela sociedade de consumo em que vivemos te leve ao superendividamento. Tome as rédeas das suas contas essenciais e planeje seus sonhos. Ponha-os no papel e poupe uma quantia mensal para cada um deles, pagando sempre à vista e ganhando belos descontos!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Grande abraço,

Rafael Rico

Instagram do colunista: @valorizeseusonho

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Agosto, 2018

Filtrar eventos

30jun(jun 30)18:0009set(set 9)00:00Na Praia ° 2018

18ago(ago 18)23:0019(ago 19)17:00PsycoTrance 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend