Conversar sobre dinheiro: é tão difícil assim?

Conversar sobre dinheiro: é tão difícil assim?

Hoje iniciaremos um bate papo bem descontraído sobre Educação Financeira, comportamento e, principalmente, sonhos!

Vocês já repararam que o brasileiro parece que tem “medinho” de falar quanto ganha e quanto que gasta? E o brasiliense então? Será que conversar sobre este assunto, será que tem vergonha (até mesmo de falar que ganha muito bem!) ou será que prefere esconder suas finanças e não abrir o jogo pra ninguém?

Falar de grana muitas vezes não é uma tarefa fácil. Educação financeira não esteve em nossos currículos escolares e, culturalmente, não fomos educados para conversar sobre este assunto.  Em uma mesa de bar, por exemplo, fala-se de tudo, de política a futebol, de corrupção a como estava o clima ontem, fala-se mal de algum conhecido, da vizinha, do vizinho, do cachorro… mas, e de dinheiro?! É complicado, não é mesmo? Ainda mais em tempos de crise! Por isso vamos quebrar este tabu aqui no Brasília de Fato! Não vim aqui para descobrir quanto cada um ganha e quanto gasta, mas simplesmente para lhes dizer que nossas receitas (e não são as de bolo!) e nossas despesas não podem – e não devem – ser segredo! Principalmente para VOCÊ!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Oi?! Sim! Isso mesmo que você leu! O que tem de gente por aí que não sabe quanto ganha e muito menos quanto gasta não está no gibi! É muita gente mesmo! Em primeiro lugar, precisamos tirar uma fotografia da nossa vida financeira, fazer um diagnóstico mesmo para saber o que temos que fazer com o nosso rico e suado dinheiro! Pagar dívidas? Pagar contas? Comprar presentes? Viajar? Investir?

Quando vamos ao médico, ele apenas olha pra gente e nos diz o que temos? Não, né? Ele pede para fazermos exames e, assim, descobrir qual é o problema e por onde começar o tratamento. Assim ele conseguirá receitar remédios, fazer o prognóstico correto e nos dizer o que devemos fazer para nos curarmos! Assim é com o nosso dinheiro! Como que vamos definir e planejar coisas se nem mesmo sabemos quanto ganhamos e quanto gastamos? Isto é básico para começarmos a entender nossas finanças! Mas vocês podem me perguntar: “Mas como que eu faço isso, Rafael?” “Eu até sei quanto ganho por mês, mas não consigo me planejar pra nada, como agir?” “E agora? Sobrou mês no meu salário, Rafa!” “Eu pago minhas contas certinho, mas sempre fico no zero a zero… será que estou agindo corretamente?” “Tenho uma grana pra investir! Aonde ponho?” Estas e outras perguntas é que vamos discutir aqui na coluna Valorize seus $onhos!

Hoje vivemos duas realidades: a virtual e a real, certo? Todo mundo nos celulares, nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem o tempo todo! E as vezes nos esquecemos de coisas simples: dar um bom dia, um beijo no seu filho, um abraço em nossos pais. Será que também estamos agindo assim com nossas finanças? Vamos deixar o dinheiro lá no internet banking, no app do banco, nas “mãos” do nosso gerente bancário? NÃO!!! Vamos ter o controle do que nos pertence! Quem é que acorda cedo, rala o dia inteiro, estuda, se dedica, se aprimora e sua para ganhar seu “dindim”? A partir de agora vamos tomar as rédeas da nossa vida financeira NO MUNDO REAL! Diagnosticar nossos recursos, fazer nosso orçamento mensal e, assim, conseguiremos POUPAR e REALIZAR nossos SONHOS!

FALAR DE DINHEIRO = REALIZAR SONHOS!

Renato Russo já disse que “o mundo anda tão complicado”. Mas quando tudo está perdido, sempre existe um caminho! Temos todo o tempo do mundo, não é verdade? Com força de vontade, colocar em prática o que nem é tão complicado assim como mexer com dinheiro – e o seu dinheiro! – é o que vai te empoderar para definir seus objetivos e traçar suas metas de vida! Conte comigo! Vamos juntos nesta jornada?  Sejam bem vindos!

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fevereiro, 2018

Filtrar eventos

23fev(fev 23)23:0024(fev 24)06:00Shed Bar com Naiara Azevedo

24fev15:0023:00Bloquinho Adocica Meu Amô com Atitude 67

24fev(fev 24)22:0025(fev 25)03:00Discoteca

24fev(fev 24)22:0025(fev 25)05:00Xande de Pilares -Bamboa

X

Send this to a friend