Em movimento: entenda tecnicamente a Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana possui um conceito amplo e é um dos grandes desafios para o planejamento das cidades atuais.

Através da mobilidade, são formuladas políticas de transporte e circulação que tem o objetivo de oferecer à população e ao transporte de carga um acesso de qualidade aos diversos espaços urbanos. Isso é feito através da prioridade que pode ser dada ao transporte coletivo e não motorizados (são meios de transporte que utilizam tração animal ou esforço humano para seu funcionamento).

A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), lei 12.587/12, tem o papel de dar um incentivo ao transporte coletivo público nas cidades, desestimulando o uso do automóvel individual e melhorando a acessibilidade e mobilidade de pessoas e cargas no Brasil, além de trazer um desenvolvimento sustentável para as cidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Para a aprovação da PNMU foi realizada uma longa discussão no Congresso, iniciada em 1995, através do projeto de lei PL 1.687/07. Através do plano cada cidade com mais de 20 mil habitantes teria o prazo de três anos para apresentar um plano de mobilidade urbana, caso contrário, a cidade não receberia recursos federais destinados a essa área.

Em 2014, ano da Copa do Mundo, o Brasil teve que se preparar para receber turistas de várias partes do mundo e por isso foi necessária uma reformulação no sistema de transporte público. Assim, as 12 cidades-sedes assinaram em 2010 um compromisso garantindo a conclusão de diversas obras relacionadas a mobilidade, principalmente, sobre transporte público. Inclusive, algumas cidades como Rio de Janeiro, fizeram a implantação do Transporte Rápido de Ônibus (BRT), que faz a integração com várias regiões de uma cidade para tornar o trânsito para os turistas e a população acessível durante os jogos. Além disso, houve a implantação dos corredores de ônibus, novas estações, dentre outras obras previstas para conclusão após 2015.

Tipos de Veículos de Transporte Coletivo

Ônibus Municipais, Intermunicipais e Interestaduais

Os ônibus são os tipos de transportes coletivos mais utilizados pela população. No Brasil, existem os municipais que tem um itinerário específico, circulando por determinados bairros e regiões de uma cidade. Geralmente, quem administra esse transporte são empresas privadas, supervisionadas por órgãos do governo (SPTrans, DFTrans, etc.) que são autarquias ligadas a Secretaria de Transportes. Os intermunicipais circulam para o interior de cidades. Já os Interestaduais levam os passageiros a diferentes estados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Bus Rapid Transit (BRT)

Traduzido para o português como Transporte Rápido por Ônibus é um sistema de transporte coletivo com ônibus confortável que possibilita uma rápida mobilidade urbana para os passageiros através de uma faixa exclusiva para o transporte. O sistema surgiu em 1974, criado por Jaime Lerner, um arquiteto e ex-prefeito de Curitiba, junto com ele outros projetos sociais surgiram como espaços verdes e áreas para pedestres.

Metrô

O metrô é um meio de transporte público coletivo que pode transportar uma grande quantidade de usuários de forma rápida. É um serviço importante e sua manutenção/serviços devem ser realizados com prioridade. Para seu uso, existem regras que devem ser seguidas por seus usuários tais como:

  • Evitar entrar e sair do trem depois da campainha;
  • Não atravessar a faixa amarela, que garante a segurança dos passageiros;
  • Ficar longe das portas para facilitar o desembarque, embarque, além de evitar acidentes;
  • Ter respeito pelo uso prioritário do primeiro vagão;
  • Não descer para a via eletrificada onde passa o trem, dentre outras orientações.
  • Algumas cidades que utilizam metrô no Brasil estão Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Trem

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O trem é um dos meios de transporte importantes em regiões metropolitanas, devido a sua capacidade de transportar uma quantidade grande de passageiros, em curto período de tempo. Geralmente, as regras de uso são as mesmas para ingressar no metrô.

Taxi

O táxi é um tipo de transporte público de uso individual, em que os motoristas cobram uma tarifa de acordo com o taxímetro que calcula o valor conforme a distância e tempo gasto em um trajeto.

Bicicletas Públicas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Além de coletivo, também é um meio de transporte alternativo. Através do sistema de bicicletas alugadas, os usuários podem ter mais conforto sem precisar levar a bicicleta para todos os lugares. O usuário paga um valor e a utiliza em um tempo específico de acordo com o serviço.

Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT)

É um transporte que funciona sobre trilhos e tem as mesmas características dos antigos bondes, só que mais tecnológicos, confortáveis e econômicos.

Outros Tipos de Transporte Coletivo

Teleférico: é um meio de transporte alternativo e aéreo sustentado por cabos. Conhecido como bondinho, é muito popular no Rio de Janeiro, local onde foi projetado pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos que queria abrir caminho aéreo para o alto do Pão de Açúcar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Aero móvel: é um tipo de transporte alternativo utilizado para resolver parte dos problemas de mobilidade urbana. Esse veículo é um produto nacional, inspirado nos modelos de aviões e foi projetado nos anos 60. Dois deles possuem capacidade para carregar 150 e 300 passageiros. O primeiro aero móvel no Brasil foi implantado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Monotrilho: é um meio de transporte ferroviário que pode ser utilizado para resolver problemas de mobilidade urbana. Ele é um trem que utiliza um único trilho para a sua movimentação. O primeiro sistema de monotrilho no Brasil foi implantado na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, mas houve uma pane elétrica em sua inauguração e foi desativado.

Balsa e Catamarã: são meios de transporte aquaviários utilizados em cidades com acesso ao mar para outras partes do Brasil.

 

Melhores Cidades com Transporte Público Coletivo do Brasil e do Mundo

Curitiba: Inovação no Transporte Coletivo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

O município de Curitiba (PR) é conhecido como o que tem melhor sistema de transporte público do país. Foi um dos primeiros a fazer inovações como a do transporte integrado, que permite aos cidadãos deslocarem-se por toda a cidade com uma única passagem.

Os projetos fazem parte de um projeto de priorização da mobilidade, facilitando o direito de ir e vir tanto da população mais pobre, quanto dos mais favorecidos. Foi pensando também na questão ambiental e na organização urbana e desenvolvimento da cidade que ele foi posto em prática.

As canaletas construídas para circulação dos ônibus, a disponibilidade de veículos com grande capacidade de passageiros e os diversos tipos de linhas existentes para atender as necessidades da população, são fatores que diferenciam um transporte público de qualidade.

Tóquio (Japão)

Tóquio é a capital do Japão com uma das maiores populações. Assim, seu sistema de transporte público é bem completo e avançado com a possibilidade de se locomover através de balsa, metrô, ônibus, BRTs e VLTs. Cerca de oito milhões de pessoas utilizam o transporte público diariamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Nova York (EUA)

O sistema de transporte público em Nova York é bem eficiente, além de funcionarem 24 horas por dia. Possui ônibus, metrô, balsas, bicicletas e faixa exclusiva para pedestres.

Londres (Inglaterra)

Com um dos mais antigos metrôs do mundo que começou suas operações em 1893, Londres possui cerca de 268 estações, uma ampla rede de trens na superfície, bondes suburbanos e ônibus.

Paris (França)

Usar o metrô é muito comum na cidade, pois existem diversas estações, além de possuir integração com trens, ônibus e ter um sistema de ciclovias para complementar o trajeto.

Moscou (Rússia)

Caracterizado por ter um dos sistemas mais pontuais do mundo, o sistema de transporte popular da Rússia é o ferroviário. Sendo muito eficiente, pode ter cerca de 40 trens circulando por hora.

Adicionar Comentário

Clique aqui para adicionar um comentário

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Julho, 2018

Filtrar eventos

26jun(jun 26)14:0005ago(ago 5)01:00Abertura Brasília Ice Park

30jun(jun 30)18:0009set(set 9)00:00Na Praia ° 2018

20jul(jul 20)21:0021(jul 21)22:30SETEBELOS APRESENTA - COMEDYFLIX

21jul19:3022:00Stand up gratuito de Os Fantásticos ocupa o palco do Festival de Humor

21jul(jul 21)20:0022(jul 22)08:00Low Club - Edição Férias em Dubai

22jul08:0012:00COPA DO BRASIL DE FAIXA COLORIDA 2018

27jul(jul 27)22:0028(jul 28)04:00Mumuzinho em BrasíliaDallas Bar

28jul(jul 28)23:4529(jul 29)03:00Capital Inicial em Brasília/DF - Capital Moto Week 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend