Futuro do trânsito: Como você imagina este sonho?

Pensar no futuro do trânsito mexe com a imaginação de qualquer pessoa. Mais ainda quando se está ocioso e preso à engarrafamentos.

Olhar para os lados e procurar imaginar este cenário daqui a alguns anos, em situações como estas, é quase que automático.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O desejo por um trânsito mais fluido e seguro ganha força com a nítida evolução tecnológica e automotiva que a gente vê por aí.

Questões como estas aumentam ainda mais a curiosidade sobre o futuro do trânsito e faz a gente se questionar até onde vai chegar toda essa transformação.

Ficções científicas à parte, um desejo comum entre toda a população é chegar um dia aonde se tenha menos carros nas ruas, transportes públicos de qualidade, pistas em boas condições, ruas arborizadas e passagens confortáveis tanto para condutores, quanto ciclistas e pedestres.

Tudo isso parece utópico para você? Saiba que para muitos especialistas essa é uma realidade possível. Conheça a seguir alguns palpites sobre o futuro do trânsito.

Se, de fato, toda essa revolução chegará ao mercado, ainda não se pode prever, mas uma coisa é certa, a expectativa é grande e o otimismo também.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Diversos protótipos estão em desenvolvimento, nos levando a crer que, esta é sim uma realidade possível, e está mais perto do que podemos imaginar.

No futuro do trânsito não haverá riscos de acidentes.

 Especialistas atribuem o fator humano como o responsável por mais de 90% dos acidentes.

Portanto, com a chegada dos veículos autônomos esse risco seria eliminado. Os automóveis seriam capazes de se deslocar de forma inteligente sem serem guiados por pessoas.

Se depender dos protótipos apresentados pelo Google – concentrados agora na empresa Wayno – em poucos anos, veremos carros auto-dirigíveis trafegando nas ruas das cidades.

O transporte coletivo será inteligente e integrado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 O transporte coletivo também ganharia novos ares. Eles se integrariam a paisagem urbana de forma harmônica, utilizando-se de sistemas inteligentes de captação de demanda e roteirização, além de combustíveis limpos e renováveis.

Com isso haveriam menos carros nas ruas e estaríamos livres dos temidos engarrafamentos.

Ficção científica? Os chineses acreditam que não, tanto que já está em desenvolvimento um protótipo bastante inovador de ônibus que promete colocar todos estes conceitos à prova.

Os veículos serão sustentáveis e eficientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Segundo o relatório “Perspectivas da Urbanização Mundial” da ONU, a população urbana do globo saltará dos 54% de hoje para 66% até 2050. Com isso, todo o cuidado com o aumento das emissões de gases de efeito estufa se torna primordial ao pensar no futuro do trânsito.

Por isso, quando se pensa no futuro dos transportes, as tecnologias apontam para protótipos baseados em veículos não poluentes e altamente eficientes.

Quer outro exemplo disso? A companhia italiana Next também já está pensando em um avançado sistema de transporte inteligente. Sua ideia vai além de um simples transporte coletivo. Cada célula conseguiria se separar dinamicamente durante o trajeto, à medida que os passageiros selecionariam os seus destinos.

A estrutura dos bairros irá gerar menos deslocamentos.

 Além de pensar nos meios de transporte, especialistas também alertam para a necessidade de se pensar no planejamento urbano do futuro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Os caminhos apontam para a estruturação dos bairros, onde deve haver diversas centralidades, onde cada canto da cidade estaria bem abastecido com emprego, ensino, serviços e moradia.

Além dos benefícios em qualidade de vida, esse novo arranjo geraria menos engarrafamentos, uma vez que eles reduziriam drasticamente a necessidade de deslocamentos diários de média e longa distâncias.

Se apenas com palavras ficou difícil se imaginar nesta situação, uma animação do futuro pode te ajudar a viajar um pouco mais nestas ideias.

Ao conhecer todas estas iniciativas chegamos a conclusão de que o futuro do trânsito nos reserva algo muito maior do que uma rede de tráfego robotizada, mas sim, espaços muito mais humanos, pensados à favor das pessoas, seres vivos e em constante movimento.

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Setembro, 2018

Filtrar eventos

26set20:0023:00Andrea Bocelli | Brasília - DF

27set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

28set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

29set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

30set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend