A importância da mobilidade urbana nas cidades brasileiras

A importância da mobilidade urbana nas cidades brasileiras

Pesquisas realizadas por diversos órgãos especializados, incluindo o IPEA ,indicam que em apenas 10 capitais brasileiras se perdem cerca de 240 milhões de horas em congestionamentos todos os anos, somente no transito

O inchaço urbano desordenado, a motorização desenfreada , e a péssima gestão dos transportes públicos estão comprometendo a sustentabilidade na MOBILIDADE URBANA, e por consequência a VIDA e eficácia da ECONOMIA BRASILEIRA ,mais de 85% da população desenvolve suas atividades nos grandes centros urbanos Brasileiros transitando e querendo exercer o seu direito de ir e vir.

Em apenas 380 cidades Brasileiras,concentram-se a metade da população do Brasil e estão concentradas mais de 2% de nossas riquezas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Na falta de politicas publicas efetivas da MOBILIDADE URBANA nos estados Brasileiros ,os desejáveis crescimentos econômicos e sociais implicaram em maiores congestionamentos devido ao crescimento da frota e da circulação de veículos auto motores.

Números e dados técnicos mostram que em apenas 10 capitais BRASILEIRAS perdemos cerca de 240.000.000 de horas anualmente em congestionamentos em vias publicas.

As emissões de monóxidos de carbono despejados em nosso MEIO AMBIENTE produzidos por nossos TRANSPOETES URBANOS já chegam a uma estimativa de aproximadamente 240 toneladas por ano.

Em paralelo a população de baixa renda esta sendo desprovida de acesso aos serviços públicos de transportes urbanos devido ao alto custo tarifário que por sua vez não oferecem a menor condição de atrativos e seus valores elevados sem priorizarem o relativo conforto.

Tal situação traz problemas no direito de ir e vir em deslocamentos de suas moradias aos seus afazeres , trazendo então uma dificuldade de acesso aos serviços e equipamentos básicos de sua MOBILIDADE URBANA e consequentemente o desconforto de oportunidades de emprego e renda , ou seja , as condições ofertadas causam também um negativo reflexo na inclusão social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

O desafio do crescimento sustentável esta passando por tanto ,por politicas publicas de transportes e MOBILIDADE URBANA integrados ao desenvolvimento.

A politica Nacional para a MOBILIDADE URBANA sustentável apresentou por seu órgão central MINISTERIO DAS CIDADES através de seu corpo técnico 4 eixos estratégicos de ações que são sustentados em programas e projetos dos transportes e mobilidade urbana.

Integração das politicas de transportes coletivos em seus sistemas ,com tarifas mais baixas , diminuição de veículos particulares nas vias publicas ,e a valorização dos modais de transportes não motorizados onde estão estas propostas na pratica?????

Ao que se refere aos transportes públicos , o atual modelo não atende as demandas com presteza para suprir as necessidades de seus potenciais usuários ,tornasse necessário a projeção de médio prazo de uma perspectiva que traga ao sistema de MOBILIDADE URBANA em todas as suas modalidades e promova a sustentabilidade do sistema de transportes públicos Brasileiros.

Que tal começarmos a reunir qualificações técnicas para implementarmos no BRASIL a também importante INTERMODALIDADE dos transportes em nosso desenvolvimento econômico e social?????

Fica ai a nossa pergunta aos gestores e técnicos ;   Vamos ao debate com a sociedade e seus usuários?????

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Setembro, 2018

Filtrar eventos

26set20:0023:00Andrea Bocelli | Brasília - DF

27set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

28set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

29set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

30set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend