Chevrolet promete lançar carros globais no Brasil

Chevrolet Camaro 2019

Em evento com jornalistas nos EUA, engenheiros e designers brasileiros que trabalham na sede da GM antecipam os planos da empresa, mas desconversam sobre o futuro do Onix

A Chevrolet anunciou 20 modelos novos e 10 séries especiais para os países do Mercosul até 2022. O comunicado sobre a renovação do portfólio da marca, feito há três semanas, antecipou que serão investidos R$ 4,5 bilhões, mas não detalhou quais serão os novos veículos e onde eles serão produzidos. Haverá futuro para o atual campeão de vendas Chevrolet Onix nesse movimento de atualização da linha?

Cabe a pergunta por conta de um encontro entre jornalistas do Brasil, Argentina e Filipinas e um grupo de engenheiros e designers do Technical Center da General Motors, em Michigan, na última semana. Perto de 250 profissionais da América do Sul trabalham nos setores de design, engenharia e manufatura nesse centro de desenvolvimento nos EUA. “A presença brasileira cresceu muito nos últimos três anos”, afirma Alexandre Guimarães, diretor global de sistemas de entretenimento, há 25 anos na GM.

Chevrolet Onix 2019. Foto: Divulgação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Parte da rápida conversa foi pautada pelo plano da GM de globalizar seus produtos: “A maioria dos projetos agora será global”, afirma o diretor de projeto Ricardo Fanuchi. Há 20 anos na GM, Fanuchi reafirma a direção assumida pelo grupo ao garantir que o impacto da venda da Opel – histórico braço no mercado europeu – não foi relevante: “Estamos nos tornando cada vez mais uma empresa global. Ao longo dos últimos 10, 15 anos, a dependência da Opel foi diminuindo.”

“Daqui para a frente, todos os produtos serão globais, com algum nível de adaptação local”, continua Fanuchi. Alexandre Guimarães, diretor global de sistemas de entretenimento, há 25 anos na GM, emenda lembrando que “o Chevrolet Cruze brasileiro é o mais bem equipado do mundo; aqui nos EUA é um carro de entrada”. Quando surge a questão de o plano de globalização da Ford não ter dado certo, Fanuchi dispara: “Talvez tenhamos engenheiros melhores do que a Ford…”.

Chevrolet Cruze Sedan LT 2018. Foto: Divulgação

A resposta é menos certeira quando se questiona onde o Onix – produzido apenas no Brasil e vendido na América do Sul – se encaixaria no projeto de globalização da GM: “Todos os carros para o futuro estão sendo feitos para serem globais”, começa Fanuchi. Mas é o time de comunicação que finaliza: “Não vamos falar do futuro dos carros”. O que já se sabe é que o novo Onix terá plataforma global projetada em conjunto com a chinesa SAIC e fará sua estreia em 2019 no Brasil.

Dagoberto Tribia, de sua parte, fala só sobre o futuro dos carros – embora sem nenhuma precisão quando a conversa é com os jornalistas. Responsável pelo design interior da marca Chevrolet, inclusive Camaro e Corvette, Tribia passou pela Volkswagen e está na GM desde 2006. Reserva uma pequena área do Technical Center – todo o restante do setor de design está protegido de olhares indiscretos – para mostrar seus mais recentes recursos de realidade virtual e falar dos ganhos de produtividade no desenvolvimento de projetos.

Chevrolet Bolt-EV. Foto: Divulgação

É possível projetar desenhos, fazer o clay (modelagem do carro em argila) e simular a realidade virtual em pouco tempo. Assim dá para saber muito rápido se estamos no caminho certo ou é preciso alterar alguma coisa. Por exemplo, avaliar em que condições uma central multimídia vai refletir a luz, e alterar o seu ângulo”, diz Tribia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

O designer conta que já usava a realidade virtual no passado, mas com o novo conjunto “é possível encurtar o tempo de desenvolvimento e explorar mais possibilidades”. Cinco grandes projetos, e outros tantos menores, estão hoje sendo trabalhados no setor, apoiados no uso rotineiro da realidade virtual. Um crossover e uma picape inéditos para o Brasil devem estar entre esses planos. Mas Tribia, como era de se esperar, não falou sobre eles.

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Julho, 2018

Filtrar eventos

26jun(jun 26)14:0005ago(ago 5)01:00Abertura Brasília Ice Park

30jun(jun 30)18:0009set(set 9)00:00Na Praia ° 2018

06jul(jul 6)16:0015(jul 15)23:0026ª Expotchê

15jul09:0022:00Torcida Brasil - Show Jota Quest (Final da Copa do Mundo)

21jul(jul 21)20:0022(jul 22)08:00Low Club - Edição Férias em Dubai

27jul(jul 27)22:0028(jul 28)04:00Mumuzinho em BrasíliaDallas Bar

28jul(jul 28)23:4529(jul 29)03:00Capital Inicial em Brasília/DF - Capital Moto Week 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend