Criadores de pássaros têm o mês de junho para renovar licença no Ibram

Criadores de pássaros
Desde a última sexta-feira, dia 1º de junho, teve início período de renovação das licenças para criadores amadores de pássaros no Sistema de Controle e Monitoramento para Criação Amadorista de Passeriformes (Sispass)

O acesso ao sistema nacional é coordenado, no DF, pelo Instituto Brasília Ambiental, Ibram, e é obrigatório para pessoas físicas que desejem manter em cativeiro, sem finalidade comercial, indivíduos das espécies de aves nativas da ordem Passeriformes (passarinhos), seja para contemplação, estudo ou conservação.

O prazo para registrarem a solicitação no Sispass vai até 1 de julho de 2018. Aos interessados, o Ibram informa o passo-a-passo para fazer solicitação da nova licença anual e assim ter acesso ao sistema. Há também outro link para uma cartilha contendo orientações gerais. A licença do órgão ambiental é indispensável para qualquer atividade que envolva essas espécies, como transportar, transferir, passear, manter ou reproduzir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Entre as aves mais comuns mantidas em cativeiro por criadores amadores do DF estão os canários-da-terra, trinca-ferro, sabiá laranjeira, bicudo, curió e papa-capim. Com o Sispass, os órgãos ambientais, como Ibama e Ibram, conseguem monitorar, manter o controle.

Orientações para solicitação de nova licença anual

Orientações em formato cartilha

Siga o BDF na rede

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend