Economizando água: Dicas para dar banho a seco no seu pet

Economizando água: Dicas para dar banho a seco no seu pet

Já ouviu falar em banho a seco? Não?

Então saiba que o banho a seco é uma ótima opção para garantir o banho do seu cachorro ou gato e ainda economizar água, afinal, a falta de água em Brasília está cada vez maior.

O que é banho a seco?

Banho a seco é um líquido que além de limpar, perfuma e deixa o pelo do animal mais macio. A grande vantagem é sua praticidade: bastam algumas esborrifadas e seu pet estará limpinho!

Como e quando dar banho a seco?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Existem várias opções no mercado de produtos específicos para banho seco em pets e logo abaixo, a coluna Brasília Pet dará algumas receitas caseiras que funcionam muito bem.

Seja qual for a sua escolha, a forma de aplicar e “dar banho” no seu pet é a mesma. Após algumas esborrifadas do produto nos pelos do seu pet, utilize uma toalha para espalhar o líquido. Em seguida, vale escovar bem o animal para que os pelos mortos caiam e a pelagem fique bem bonita. O ideal é utilizar o banho a seco em dias frios e/ou entre os banhos regulares. Apesar de ajudar a manter nossos pets limpinhos e cheirosos, é importante lembrar que esse tipo de banho não substitui totalmente o tradicional, que continua sendo necessário para retirar sujeiras não tão superficiais.

4 opções caseiras de banho a seco
Bicarbonato de sódio

Só isso mesmo. O bicarbonato sozinho faz maravilhas, ele tira a oleosidade dos pêlos, age como bactericida e absorve odores ruins. Escove bem os pêlos do cachorro no sentido contrário (do rabo para o pescoço), removendo impurezas e facilitando o acesso à pele. Polvilhe um pouco de bicarbonato no corpo, mas não na cabeça, e espalhe bem. Deixe agir por cinco minutos e remova com a escova e um secador de cabelos (com temperatura fria!) ou uma toalha. Feito!

Mistura de água, vinagre e álcool

Esse é o popular “banho de filhote”, e existem inúmeras variações dele pela internet. O básico é diluir um pouco vinagre e álcool em água, misturar bem e passar com um paninho umedecido ou algodão nos pêlos e na pele do cachorro (menos perto do olho e do nariz!). A proporção dos ingredientes deve ser de duas de água, para meia de vinagre e meia de álcool, no máximo. A mistura tem que ser usada na hora. Não se esqueça de escovar bem os pêlos antes e depois do banho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Lenços umedecidos

É igual o lencinho de bebês, só que para cães! Eles não costumam ser caros e duram bastante, é ótimo para quando o cachorro volta do passeio e você precisa dar uma higienizada nas patinhas. Vende na maioria das pet shops, existem com fragrância masculina e feminina, e é só esfregar no cachorro depois da escovação. Só que, pela praticidade, é importante ter cuidado para não exagerar na freqüência desses “banhos”.

Mistura com cravo e canela

Muito parecido com a mistura acima porém, serve também como um repelente para moscas e insetos incomodando nosso pet. Dilua 1 litro de álcool de cereais, 1 litro de água filtrada, 20 g de canela em pau, 20 g de cravo-da-índia e 2 colheres (sopa) de vinagre branco. Coloque todos os ingredientes em um recipiente com tampa, deixe a mistura descansar por alguns dias, agite o recipiente todos os dias, depois passe para um borrifador. A mistura pode ser conservada por cerca de 20/30 dias. Não se esqueça de escovar bem os pêlos antes e depois do banho. Esse banho vai manter afastados do se peludo moscas, mosquitos, pulgas e carrapatos.

Siga o BDF na rede

         

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
X

Send this to a friend