Diferença entre Horror e Terror para a ajudar sua escrita

Uma das coisas que mais atrapalham o escritor de inicio de carreira, é saber quando usar o terror e o horror na hora certa.

Saber a diferença entre os dois, não é só importante para aqueles que escrevem no gênero terror, mas sim para todo escritor, pois o uso de terror e horror na escrita acaba sendo inerente a toda construção narrativa.

Seguem as definições de cada um.

Terror
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Descrito como o sentimento de medo e expectativa que precede a experiência horrível. É algo que causa pavor e que amedronta.

Horror

É o sentimento de repulsa que geralmente ocorre depois de algo assustador é visto, ouvido ou experimentado. É algo que causa repugnância e desagrado.

Vê como as diferenças são super sutis, e de como a maioria dos escritores iniciantes acabam caracterizando a experiência do personagem de forma errônea. Aqui posso deixar o exemplo ainda de forma mais clara.

Quando o personagem se depara com um beco escuro, e já sabe que aquele lugar representa um perigo para si. Ao ver a escuridão daquele beco, e a expectativa de saber que ali ele pode morrer, ele sente o terror, o que o deixa paralisado de medo.

Agora quando o mesmo personagem atravessa o beco e se depara com o seu algoz, todo coberto de sangue e com uma faca suja, ele sente o horror de se deparar com aquela situação. O Assassino ensanguentado e com uma arma suja lhe causa repulsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Aqui vale dizer uma coisa interessante, o horror necessariamente não vem acompanhado do terror. Pode ser uma situação menos sombria, como por exemplo se deparar com um pombo morto na rua, o fato de ver o bicho morto já causa o horror sem ter a experiência do terror a antecedendo.

Espero poder ter ajudado um pouco, pois por mais que possa parecer bobagem, existe uma grande diferença entre os sentimentos de horror e terror que devem sem levados em consideração.

Paulo Souza

BDF na Rede

         

Sobre o Colunista

Paulo Souza, 28 anos, produtor cultural, editor e escritor. Possui publicado o livro ‘Ponto para ler contos’ (Kindle, 2016) e participou da ‘Antologia Sombria’ (Empíreo, 2017) e vários contos disponíveis no blog Ponto Para Ler. É criador e editor chefe do Ponto Para Ler e seu respectivo canal no YouTube em parceria com a Animars Produções.
Nasceu e vive em Brasília, cidade que ama.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dezembro, 2017

Filtrar eventos

Sem eventos

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend