Encontros literários Latino-americanos

Encontros literários Latino-americanos
Texto de autoria de Elias Daher, colunista da coluna LiterArte de setembro de 2016 a junho de 2017

“A Guerra do fim do Mundo”, do escritor peruano e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2010, Mario Vargas Llosa, é tema de mais um ciclo literário

As Embaixadas do Grupo de Países Latino-americanos e do Caribe, com a colaboração do Instituto Cervantes, dão sequência ao ciclo de atividades literárias realizado durante o primeiro semestre de 2017, na Universidade de Brasília. A cada encontro um especialista convidado fala sobre as obras de oito escritores de destaques da literatura latino-americana.

Nesse ciclo, Wander Melo Miranda, doutor em Literatura Brasileira, mergulha na obra preferida do escritor peruano Mário Vargas Llosa, “A Guerra do fim do Mundo”, publicada em 1981. O romance narra a história da Guerra de Canudos, mesclando personagens reais e fictícios. Wander, que atua entre os temas literatura brasileira, literatura latino-americana, literatura italiana, Graciliano Ramos, memória, modernidade e pós-modernidade, ficção contemporânea, discorrerá sobre o desafio literário de Llosa em escrever uma narrativa em outra língua, em uma época que não vivenciou e em um país que até então não conhecia. Mario Vargas Llosa, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, passou vários meses no sertão de Canudos, procurando inspiração e escrevendo os primeiros rascunhos do título.

Sobre o professor
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Wander Melo Miranda possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1987). Com experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura latino-americana, literatura italiana, Graciliano Ramos, memória, modernidade e pós-modernidade, ficção contemporânea.

Serviço
Ciclo de Encontros Literários Latino-americanos com Wander Melo Miranda
Dia 14/06
Horário: 19h
Local: Anfiteatro 9 da UnB
Entrada Franca
C.I: Livre

BDF na Rede

         

Sobre o Colunista

Paulo Souza, 28 anos, produtor cultural, editor e escritor. Possui publicado o livro ‘Ponto para ler contos’ (Kindle, 2016) e participou da ‘Antologia Sombria’ (Empíreo, 2017) e vários contos disponíveis no blog Ponto Para Ler. É criador e editor chefe do Ponto Para Ler e seu respectivo canal no YouTube em parceria com a Animars Produções.
Nasceu e vive em Brasília, cidade que ama.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dezembro, 2017

Filtrar eventos

16dez(dez 16)22:0017(dez 17)22:00Festa das Patroas Brasília com Maiara & Maraisa e Marilia Mendonça

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend