Como anda a nossa Literatura?

Literatura

Há algum tempo, um senador criticou os escritores: “Vocês não sabem o poder que tem”, disse ele, afirmando que os jornalistas, que escreviam em periódicos eram muito mais temidos do que os escritores, que registravam suas ideias em livros, cuja duração e a validade era bem maior.

Quantos livros já mudaram a vida das Pessoas? Herman Hesse, Hemingway, Huxley, Orwell Llosa, Garcia Marquez influenciaram o mundo muito mais do que o Rock and Roll ou os Beatles. Com o passar dos anos, esta revolução silenciosa conta com cada vez menos revolucionários, menos militantes. Há cada vez menos gênios escritores, e talvez não seja porque eles não estão sendo formados… é provável que eles apenas não têm tido a oportunidade de mostrar sua arte.

Precisamos admitir que o livro é um produto, e como tal, precisa encontrar (e encantar) seu público. Desta forma, a Literatura prospera. O governo pode atuar, criando algum glamour em torno deste produto. Quantos músicos apareceram na época dos festivais? Era uma oportunidade de se tornar conhecido, de ganhar algum dinheiro, de obter o sustento através da arte. Hoje em dia essa oportunidade se resume aos realitys.

As notícias na mídia são igualmente sofríveis: Atriz famosa lança seu primeiro livro e outra atriz famosa vai prestigiar.  Nenhuma referência à qualidade da obra, mas sim, ao fato da autora ser uma pessoa famosa. Infelizmente é assim que muitas colunas literárias funcionam.

Os concursos literários, por sua vez, estão comprovadamente viciados ou equivocados por regras inconsistentes, e coincidentemente, estão premiando sempre os mesmos. Os mesmos autores, as mesmas editoras. Coincidência ou corrupção?

Não falta investimento…

… falta um pouco mais de inteligência para investir

Etiquetas

Brasília de Fato nas Redes

Abril, 2017

Filtrar eventos

terça

25

sáb1

dom2

seg3

ter4

qua5

qui6

sex7

sáb8

dom9

seg10

ter11

qua12

qui13

sex14

sáb15

dom16

seg17

ter18

qua19

qui20

sex21

sáb22

dom23

seg24

ter25

qua26

qui27

sex28

sáb29

dom30

25abr09:00- 21:00Rubem Valentim - Construção e Fé

25abr - 2618:00abr 26- 01:00Nu Mercadito - Kakau Lossio e a sensualidade femininaExposição fotográfica


Ver Roteiro completo

X