Consumo Consciente
Trabalho na indústria da moda: debate sobre emprego e mão de obra feminina

Publicado
4 anos atrásem

#EspecialFashionRevolutionWeek
Nesta terça-feira (25) a terceira edição da Fashion Revolution Week 2017 – Brasília terá atividades da Casa Thomas Jefferson da Asa Sul. Ao longo da semana você pode acompanhar tudo que rola nesse evento global na coluna Consumo Consciente. Uma excelente oportunidade de repensar sua relação com a moda.
No segundo dia da programação da Fashion Revolution Week 2017 – Brasília, será exibido o documentário The True Cost, de 2015, que descostura o modo de produção do mundo da moda. O documentário, com direção e roteiro de Andrew Morgan, traz entrevistas com personalidades como Livia Firth, Stella McCartney e Vandana Shiva.
Graças a uma campanha bem sucedida de financiamento coletivo (crowdfunding) na plataforma Kickstarter foi possível realizar o documentário, que ao longo de 1h32 de duração conduz o expectador a refletir sobre as roupas que usa e as pessoas que as fabricam.
O impulso para produzir o documentário foi o trágico desabamento do edifício Rana Plaza, em Dhaka (Bangladesh), no dia 24 de abril de 2013, após inúmeras advertências sobre rachaduras graves na estrutura. O local abrigava cerca de cinco mil empregados da indústria da moda, sendo quatro grandes fábricas exportadoras e algumas lojas.
A tragédia deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos e motivou a produção de The True Cost e a campanha Fashion Revolution. O intuito é mostrar ao mundo que a mudança é possível através da criação de um futuro mais sustentável e da criação de conexões que exigem transparência.
Mesa redonda – Após a exibição do documentário, será realizada uma mesa redonda com o tema “Empregos na moda e mão de obra feminina”, com a participação de Flavia Amadeu (Flavia Amadeu Design), representante da Fashion Revolution Week em Brasília; eu, como jornalista que escreve sobre Consumo Consciente aqui no Brasília de Fato, Rachel Pinheiro, consultora de moda sustentável e Romilda G. Moreira, designer de moda.
A designer Flavia Amadeu é pioneira no Fashion Revolution e participou da primeira semana de conscientização da moda em Londres (2013). Ela é pesquisadora e empreendedora social e apoia comunidades produtoras e artesãos da floresta Amazônica, principalmente seringueiras, desenvolvendo produtos de joias, moda e decoração e também o artesanato local, capacitando mulheres e jovens da região.
“O filme gera inquietações ao contextualizar a indústria da moda que não vemos. Os convidados irão refletir junto ao público sobre os impactos da indústria da moda e o consumo desenfreado. A ideia é pensar também novos paradigmas.”
Flavia Amadeu, representante da Fashion Revolution Week em Brasília
Eu, Iara Vidal, 43, sou jornalista com experiência em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e gerenciamento de crises. Escrevo esta coluna Consumo Consciente, na qual conto histórias sobre empreendedores criativos da cidade e abordo temas relacionados ao universo da sustentabilidade.
“O documentário tem potencial para engatilhar mudanças na forma de consumir moda. Pode ser uma porta de entrada para o consumo consciente em outras áreas da vida, como a alimentação e a moradia.”
Iara Vidal, jornalista da coluna Consumo Consciente
Rachel Pinheiro, 36, é brasiliense e mora e trabalha em Londres (Inglaterra) há 13 anos. Participa do Fashion Revolution desde a primeira edição. Assina o blog ‘House of Pinheiro’ e conta com 70 mil visualizações mensais e 50 mil seguidores nas redes sociais.
“Minha expectativa é que essa comunidade formada pela conscientização social na moda possa se estender para outras partes da vida das pessoas.”
Rachel Pinheiro, consultora de moda sustentável
Romilda Moreira, 39, é brasiliense, designer de moda, consultora em design e sustentabilidade, professora de corte, costura e modelagem. Atualmente dedica-se à pesquisa de moda, novas tecnologias e sustentabilidade.
“A maioria das pessoas conhece o lado glamouroso da moda – desfiles, revistas, a beleza – e desconhece os bastidores – horas exaustivas de trabalho nas fábricas, produtos químicos utilizados na fabricação das roupas e os enormes lixões de produtos têxteis. O filme abre os olhos para isso e acredito que auxilia na mudança de hábitos de consumo.”
Romilda Moreira, designer de moda
Fashion Revolution Week 2017 – Brasília
25 DE ABRIL, TERÇA-FEIRA
Das 19h às 22h
Casa Thomas Jefferson – Unidade Asa Sul, Auditório (SEPS 706/906 – Conjunto B Asa Sul)
– Tema: Trabalho na Indústria da Moda
– Exibição do filme The True Cost
– Mesa redonda – Após a exibição do documentário, debate sobre “Empregos na moda e mão de obra feminina”, com a participação de Flavia Amadeu (Flavia Amadeu Design), Iara Vidal (jornalista da coluna Consumo Consciente, do Brasília de Fato) e Romilda G. Moreira (designer de moda).
Serviço
Fashion Revolution Week 2017 – Brasília
De 24 e 28 de abril de 2017, de segunda a sexta-feira * Das 19h às 22h * Casa Thomas Jefferson – Unidade Asa Sul (SEPS 706/906 – Conjunto B Asa Sul) e Unidade Asa Norte (SGAN 606 – Bloco B – Asa Norte) * Loja Verdemanga, Shopping Pier 21 (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2 Lote 32 Loja p03, Térreo – Asa Sul).
Você pode gostar
Bolsonaro: tendência do governo é vetar franquia de bagagem
Procon ministra palestras gratuitas sobre finanças pessoais e consumo consciente
Intenção de consumo das famílias cresce 0,6% em agosto
Exposição Caneta Criativa em cartaz no STF
Saiba como prevenir o ressecamento da pele no inverno
Novo cenário do café é tema de oficina gratuita da Cazarrara

Campos Neto é eleito melhor banqueiro central de 2020 pela Banker

Saúde chama compra fracassada de ‘fake news’ e tenta barrar exportação de seringa

Comissário da União Europeia critica ‘imagens vergonhosas’ do Brasil em meio a pandemia de Covid-19

Iges-DF supera 3,7 milhões de atendimentos

490 ofertas de emprego nesta segunda-feira

Mais de 840 mil pessoas receberam 1ª dose da vacina contra Covid no Brasil

Iges-DF amplia vacinação para todos os profissionais de saúde

Brasil registra mais de 1.200 mortes por Covid e mais de 60 mil casos em 24 h

Covid-19: DF recebe vacinas da Oxford/AztraZeneca e passa dos 20 mil imunizados

Lideranças religiosas protocolam novo pedido de impeachment contra Bolsonaro
Mais Lidas
- Grande Brasília6 dias atrás
Famílias já podem sacar benefício do DF Sem Miséria
- Grande Brasília6 dias atrás
Detran-DF realiza operação para coibir estacionamento irregular em Águas Claras
- Política e Brasil6 dias atrás
Conheça os programas que utilizam as notas do Enem
- Grande Brasília5 dias atrás
Ibaneis espera que denúncias sobre fura-filas na vacinação sejam apuradas
- Esporte5 dias atrás
Flamengo derrota o Palmeiras e entra com força na briga pelo título do Brasileiro
- Grande Brasília5 dias atrás
Ponte JK terá faixa reversa neste fim de semana