Origens do Sabor: queijos artesanais para uma existência mais sustentável

Comunicadora, jornalista e publicitária, Rosanna Tarsitano resolveu dar uma sacudida na vida entre 2015 e 2016. Ela se movimentou na busca por uma vivência mais sustentável. “Não só com a matéria, a Terra e o ambiente, mas comigo mesma e com o que eu procurava”, recorda. Toda transformação, avalia Rosanna, gera um impacto no Universo e, com isso, os trabalhos dela reduziram drasticamente na entrada de 2016. “Percebi que foi o que pedi e andei para ser”, constata.

Por anos a fio, Rosanna atuou como consultora de marca e de imagem, ministrou cursos, media trainning e palestras, passou por redações da grande mídia e apresentou programas no rádio e na tevê. “Sempre aprimorei esses treinamentos com muitas vivências e busquei por renovação e transformação pessoal para compartilhar com os clientes”, comenta.

PUBLICIDADE

Rosanna foi presenteada por uma amiga mineira com um novo negócio: venda de queijos artesanais. “Ela observava o meu movimento sustentável e me ligou com a proposta. Havia comprado queijos maravilhosos da Serra da Canastra e propôs que os vendessemos juntas”, relembra. A princípio, ela não deu muita bola para o convite. Mas a amiga insistiu e deu o primeiro passo. Comprou uma leva de queijos e uma geladeira que instalou na casa dela.

Em maio de 2016, entrou em operação o Origens do Sabor voltado para venda de queijos e produtos artesanais em sintonia com o movimento slow food [movimento que preconiza o prazer da alimentação com o uso de produtos artesanais de qualidade especial produzidos de forma sustentável e com respeito aos produtores e consumidores.]

À Rosanna coube aplicar sua experiência com gestão de marca e imagem e comunicação para vender as delícias. Uma oportunidade para resgatar toda a sustentabilidade do seu ser. “Eu compreendi que poderia trabalhar com alimentação slow food para trazer a qualidade e o consumo consciente para as pessoas por meio dos queijos artesanais brasileiros, que muito poucos sabem que são premiados lá fora e têm qualidade e sabores diferenciados”, explica.

Esse foi o ponto de partida para o exercício da curiosidade de Rosanna. Ela começou a desbravar as histórias e as pessoas por trás desses produtos; a resgatar culturas, modos de fazer e saberes; e a promover a alimentação saudável com a divulgação de uma cadeia produtiva na qual tudo é justo para o produtor, a terra e o cliente final. “Uma oportunidade de estar com essa gente maravilhosa que tanto labuta e tem para nos ensinar que são os produtores artesanais”, resume.

Rosanna se maravilhou com o presente recebido. Pesquisou sobre o tema, passou a integrar grupos de produtores e a conhecê-los pessoalmente. “O queijo é o meu maior mote, minha paixão, mas estou sempre em busca de produtos artesanais brasileiros para que possa elevar o padrão desse produtores”, comenta.

PUBLICIDADE

Pela primeira vez em sua trajetória profissional, Rosanna foi levada pela experiência e não planejou nada. O Origens do Sabor nasceu do improviso, em um movimento orgânico de primeiro sentir e observar para, então, realizar. Hoje, a marca mantém um site, uma página no Facebook e uma conta no Instagram.

O portifólio do Origens do Sabor tem a curadoria de Rosanna. Tudo tem a pegada artesanal e é produzido em uma cadeia produtiva formada por produtores da agricultura familiar ou por comunidades com produção de qualidade, mas que não conseguem ter renda sobre o que fazem. “Meu interesse é trazer parceiros para amplificar essas vendas, qualificar esse pessoal para que consigam viver daquilo que produzem”, afirma.

A proposta do Origens do Sabor tem os conceitos do Consumo Consciente embrenhados no cerne. “No caso dos queijos, como as vacas são tratadas? São confinadas ou livres no pasto? Como bebem água? Usam antibiótico?”, elenca. A curadora tem o compromisso de se certificar sobre o modo de produção sustentável, a forma de armazenamento e transporte desses produtos e sobre as histórias de cada produtor.

A marca oferece em seu cardápio queijos artesanais da Serra da Canastra, Serro, Saliter e Araxá; queijo minas frescal, padrão, light e de búfala; mussarela de búfala, mussarela temperada e tranças de mussarela nos sabores vinho, alho, defumada e tomate seco; ricota temperada; queijos sem lactose dos tipos minas padrão e mussarela; queijo cremoso da marca Bom da Fazenda e queijo trufado. Os produtos são ainda utilizados por chefs renomados de Brasília. “Um dos meus projetos é trazer o queijo artesanal brasileiro para o consumo dos restaurantes”, antecipa Rosanna.

As delícias selecionadas pela curadoria do Origens do Sabor estão à venda na Mercearia Colaborativa e no evento promovido aos sábados pela Grand Cru Brasília, o Café com Feira. Além disso, ela abre as portas de seu apartamento na Asa Norte para degustar e comprar queijos, tomar um café e bater muito papo. “As pessoas podem marcar para conhecer a geladeira da alegria e para uma prosa cantada, gostosa, de escuta, de consciência, de cultura e de amor”, convida.

Serviço

Origens do Sabor
http://origensdosabor.wixsite.com/site
origensdosabor@gmail.com
@origensdosabor (Instagram)

Geladeira da Alegria
(61) 99983-4660 (agendamento de visitas)

Mercearia Colaborativa
CLN 412 Bloco E lojas 4, 6 e 10 – Asa Norte
(61) 99936-1616
De segunda-feira a sábado, das 9h às 21h
merceariacolaborativa@gmail.com

Café com Feira
Grand Cru Brasília – Importadora de Vinhos e Wine Bar
SHIS QI 9/11 Bloco L loja 6 – Lago Sul (estacionamento)
Aos sábados, das 8h às 13h

  • PUBLICIDADE

BDF na Rede

         

  • PUBLICIDADE

Agenda Cultural

Setembro, 2017

Filtrar eventos

28set - 1outDia inteiroBrasília Capital Fitness 2017

28set19:00- 20:00Fernanda Abreu faz show gratuito no Pátio nesta quinta

29set19:00- 23:30Festival Made in Japan

30set12:00- 23:30Festival Made in Japan

  • PUBLICIDADE
X

Send this to a friend