noSSo: desvendando a arte da ourivesaria

O noSSo é um estúdio design nascido do sonho e do desenho dos destinos de duas joalheiras, a arquiteta Nazareth Pinheiro, 44, e a designer gráfica Flavia Amadeu, 38. A oficina de joia é um chão de fábrica: tem cheiros, poeira, sons de máquinas e muita, muita criatividade. Um lugar para reunir pessoas para fazer coisas com as mãos.

O noSSo acaba de abrir as portas para ser um coworking e espaço vivo, com criação e execução de peças, momentos de aprendizagem com workshops e cursos e de prática com o aluguel de bancadas de trabalho. “Dentro de uma proposta de design e significado é dedicado a aprender, criar, receber, mostrar, trocar e conectar”, resume Nazareth.

A agenda para o primeiro semestre de 2017 está aberta para inscrições de interessados. Dois workhops, com sete horas de duração cada, terão início no final de janeiro. São voltados para quem quer ter a experiência de criar e realizar uma peça com as próprias mãos, aprender sobre o processo desde a fundição até o acabamento e não tem nenhuma intimidade com design ou ourivesaria. No Joias em Chapa, aprende-se a produzir aneis e alianças, dia 21 de janeiro; no Joias em Fio, anel, pingente, brinco ou broche, no dia 28. (serviço no final do post)

No dia 31 de janeiro terá início o curso básico de Design de Joias – criação e execução, com 12 encontros ao longo de três meses. Os interessados vão aprender a executar as criações com foco na exploração do desenho da joia no corpo e sua realização. Cada peça recebe uma orientação que depende do grau de dificuldade de execução. “O propósito é que todas as peças sejam criadas e realizadas pelo aluno ou aluna para que se sinta parte do processo e se identifique com a peça criada”, observa Nazareth.

O noSSo espaço oferece ainda bancadas para alugar por períodos de três horas com todo o ferramental necessário para execução das peças. O Ateliê Livre é para os interessados com experiência em ourivesaria.

Outro serviço do estúdio de design é a Monitoria, que funciona como uma aula particular prática. O aluno ou aluna utiliza a bancada com a instrução de um monitor. Voltado para quem tem experiência e ideal para projetos mais complexos. Para alunos e alunas que estejam começando e queiram praticar mais, as bancadas com monitoria agilizam o aprendizado e aceleram o processo. “A ourivesaria se aprende fazendo, testando, experimentando, descobrindo e aprimorando os movimentos manuais”, ensina Nazareth.

O noSSo está em total sintonia com o Consumo Consciente. Além de oferecer a oportunidade de aprender a criar e realizar peças de joias em prata, os materiais utilizado são recicláveis.

As duas sócias têm trajetórias cheias de histórias que em breve a coluna vai relatar. Nazareth, arquiteta, tem um trabalho autoral em ourivesaria no qual une as linhas modernistas da Capital e a delicadeza das joias em prata. “Criei uma linha de pingentes em cobogós que se identificou com os moradores de Brasília, remetendo à memória. Agora estou criando uma linha de ornamentos urbanos, inspirados em portões. Crio usando maquetes para daí chegar ao modelo final”, comenta.

A outra sócia, Flavia Amadeu, mantém um estúdio de design e sustentabilidade no qual apoia comunidades produtoras e artesãos locais, cujas atividades econômicas integram o uso sustentável dos recursos naturais. “Projetos e produtos de joias contemporâneas, moda e decoração são desenvolvidos com borracha proveniente do látex natural de seringueiras espalhadas na floresta Amazônica. A borracha colorida é fruto de pesquisa, motivo de transformação social e de preservação ambiental”, descreve em seu site.

Ao longo do ano, o noSSo também vai oferecer cursos e workshops em moda, arte, design de produtos e artesanato. O espaço oferece ainda área para exposições. Que tal realizar algo diferente e em sintonia com o Consumo Consciente em 2017?

Serviço

noSSo
SEPS 705/905 Bloco B Sala 13 – Centro Empresarial Asa Sul
(61) 98162-1988
(61) 98347 7179
nossoestudiodesign@gmail.com
www.nossoestudiodesign.com.br
Instagram

  • PUBLICIDADE

BDF na Rede

         

  • PUBLICIDADE

Agenda Cultural

Julho, 2017

Filtrar eventos

25jul19:00- 22:00Pinella JazzBeJazz

25jul20:00- 23:59Terça do riso soltoShow de Humor

26jul19:00- 22:00Pinella MusicalMirian Marques

27jul19:00- 22:00Pinella Discotecária (vinil)O Discotecário

28jul19:00- 23:00Pinella BaratotalDJ Barata

29jul19:00- 23:00Pinella DanceDJ Manollo

  • PUBLICIDADE
X

Send this to a friend