Reduzir, Reutilizar e Reciclar: O tripé do consumo consciente

Desenvolvimento sustentável é o que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”

Relatório Brundtland, Nosso Futuro Comum
Relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente da ONU (1987)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Todo ato de consumo atinge o mundo em nossa volta, seja o meio ambiente, a economia, as relações pessoais ou o indivíduo. Cabe a cada consumidor tomar consciência dos impactos positivos ou negativos do próprio consumo e, a partir das escolhas individuais, buscar o equilíbrio entre satisfação pessoal e sustentabilidade. Em seu ato de consumo, o consumidor consciente pode ser um agente transformador da sociedade ao avaliar os impactos no meio ambiente, na saúde humana e animal, nas relações justas de trabalho, além de preço e marca.

As atitudes de consumo consciente são uma questão de cidadania e ajudam a preservar o meio ambiente e a melhorar as relações interpessoais. Envolve práticas como evitar o desperdício de alimentos, água e energia; trocar o carro particular pela bicicleta para ir ao trabalho; escolher a marca de cosmético que não testa em animais; adotar o uso de refis para reduzir embalagens; e separar o lixo para reciclagem, entre tantas outras. Nesse universo, há iniciativas nas áreas de moda, gastronomia, arquitetura e urbanismo, tecnologia, energia e meio ambiente.

Trata-se do Consumo Consciente, uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. Há três princípios, os chamados Três Rs, que funcionam como molas propulsoras: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Reduzir significa consumir menos produtos e preferir os que geram menos resíduos e tenham maior durabilidade. Reutilizar compreende usar novamente um produto e ampliar sua durabilidade. Reciclar é fabricar um produto a partir de um material usado.

A partir desse tripé, a coluna Consumo Consciente abordará semanalmente de que maneira podemos adotar a prática dos três Rs no dia a dia. Como considerar questões como uso, descarte e reciclagem dos produtos e serviços? Este espaço trará relatos sobre iniciativas de pessoas, entidades e empresas que promovem o consumo consciente. O nosso propósito é espalhar motivos para preservar nosso planeta por meio de histórias inspiradoras, produtos inovadores e marcas social e ambientalmente responsáveis.

Sejam bem-vindos! Boa leitura!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

4 Comentários

Clique aqui para adicionar um comentário

dezoito − 17 =

  • Iara, adorei sua página. Precisamos com urgência e a cada dia pensar como nossos atos afetam o meio ambiente. E isso só vem através de infomação qualificada. Parabéns e sucesso com a coluna.

    • Que bom que vc gostou, Renata. A proposta é contar histórias de pessoas empreendedoras que estão fazendo diferente e com a consciência sobre o ato de consumo responsável. Volte sempre!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Send this to a friend