“Eu deixo tudo para a última hora” – Uma palavrinha sobre procrastinação

procrastinação

Poucas pessoas conseguem se organizar ao ponto de executarem as próprias obrigações desde o início do prazo que possuem para executá-las, evitando assim, ficarem sobrecarregadas perto do fim do prazo. Essas pessoas são tidas como disciplinadas e organizadas. A maioria, por outro lado, procrastina, ou seja, adia ao máximo a conclusão de suas obrigações. Muitas delas se perguntam as causas de agirem assim.

Uma das razões para a procrastinação diz respeito ao que denominamos, em Psicologia, de impulsividade. A impulsividade diz respeito a uma maior importância de aspectos temporais do ambiente sobre o nosso comportamento. A nossa tendência é preferir ganhos, prazeres ou satisfações imediatas em detrimento daqueles que demoram a vir, mesmo quando os mais demorados vêm em quantidades maiores. Ao mesmo tempo, tendemos a adiar o contato com perdas, desprazeres ou insatisfações imediatas, mesmo que isso resulte em contato com perdas, desprazeres e insatisfações maiores no futuro. O Exemplo clássico é o de ir ao dentista. Se formos periodicamente ao dentista, os tratamentos serão mais rápidos, menos dolorosos e mais baratos. Se adiarmos a ida ao dentista, os tratamentos serão mais caros, dolorosos e demorados. A despeito disso, a ida ao dentista, por mais simples que seja o tratamento, costuma ser desagradável. Desse modo, tendemos a adiá-la.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Estudar para uma prova, em geral, segue a mesma lógica, com o agravante de que, quando estudamos, além de sofrermos pelo cansaço e pelo contato muitas vezes desagradável com o conteúdo a ser estudado, deixamos de realizar outras atividades mais prazerosas. Um estudante universitário pode assistir o seu seriado favorito ou estudar para uma prova chata na faculdade com antecedência, por exemplo. Além de ter que lidar com a matéria chata de forma imediata, deixará de assistir o seriado que gosta também de forma imediata. A tendência é adiar o estudo a um ponto em que não haja mais escolha senão estudar para a prova.

O perfeccionismo também possui estreita relação com a procrastinação. “Eu deixo tudo para a última hora” Uma palavrinha sobre procrastinação

Pessoas que se cobram demais, somente consideram concluída uma tarefa quando está é executada com excelência. Sendo assim, a execução de cada tarefa é muito demorada e penosa, além de envolver vários reinícios do zero. Fora isso, cada pequeno erro é muito frustrante de doloroso para o perfeccionista que, já conhecendo o martírio que é realizar as tarefas, tende a adiá-las até o último momento.

A execução de uma tarefa de última hora também é uma forma muito útil de aceitar a frustração de o resultado não ser o desejado. Vamos tomar por exemplo o estudo para concursos públicos. A frustração de não ser aprovado é grande. Porém, ela será menor se eu posso atribuir o meu fracasso a não ter estudado o suficiente por ter deixado para estudar uma grande quantidade de conteúdo de véspera. O mesmo vale para um trabalho de faculdade. É mais fácil lidar com uma menção aquém do desejado quando tivemos pouco tempo para realizá-lo, mesmo que a responsabilidade pelo o tempo curto seja nossa. Essa explicação para a procrastinação é compatível com o perfeccionismo, na medida em que o pouco tempo para a execução de tarefas torna o erro mais tolerável ao perfeccionista.

Independentemente da causa, a procrastinação é uma característica do comportamento de difícil mudança. No caso da impulsividade, uma estratégia criar dispositivos que nos lembrem do maior sofrimento que experienciamos quando procrastinamos no passado. O objetivo dessa estratégia é aumentar a probabilidade de que eventos distantes no tempo fiquem mais próximos e, ainda que de modo simbólico, tenham mais chance de influenciar as escolhas. Quanto aos perfeccionistas, o foco deve ser na maior tolerância ao erro e ao fracasso, lembrando que não fazer, já é fracassar, logo, um erro muito mais grave.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dezembro, 2017

Filtrar eventos

16dez(dez 16)22:0017(dez 17)22:00Festa das Patroas Brasília com Maiara & Maraisa e Marilia Mendonça

X

Send this to a friend