Repagine o seu banheiro sem passar por uma grande reforma

banheiro

Sem passar pelo quebra-quebra de uma reforma, é possível optar por soluções simples e econômicas para mudar todo o visual do ambiente

Quer mudar a cara do banheiro, mas não quer passar por grandes reformas? A solução está em investir em decoração de baixo custo. A dica é da arquiteta Elisa Fraga, da GUEL Arquitetos. Segundo ela, existem vários artifícios para repaginar um dos cômodos mais usados da casa.

Uma boa solução para repaginar o ambiente pode ser começar pelas paredes. Mudar a pintura, os espelhos e a iluminação. Colocar adesivos de parede, reformar armários antigos ou sobrepor azulejos novos aos antigos. Ou seja, segundo Elisa, a melhor solução é demolir o mínimo possível e sempre mascarar ou maquiar alguma peça que o cliente puder.

“Às vezes, mantendo uma bancada e pintando um azulejo e um armário, já temos um banheiro com cara de novo e completamente diferente do que era antes.  Coisas pequenas e sutis, como troca de puxadores ou uma iluminação mais clara e diferenciada, já trazem novos ares para o banheiro”, explica.

Decoração
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A arquiteta afirma que um estilo de decoração que nunca sai de moda é o minimalista sofisticado, com uso de mármores diversos e revestimentos neutros e clássicos. “Entram em cena as cores como branco, preto, cinza e marrom, e talvez até alguma obra de arte para dar um ar mais fino e pessoal.  O uso de madeiras nobres como Peroba, Pau-Ferro, Freijó, e Jacarandá também são bastante usadas para marcenarias de banheiros”, ressalta Elisa.

Para reformas sem dor de cabeça, os revestimentos de sobrepor, como o piso sobre piso e azulejo sobre azulejo, tem sido um grande adianto. Estes são novos materiais resistentes que têm sido utilizados, e são colocados com muita rapidez e com baixo custo. Outra opção é o porcelanato líquido, que é um revestimento autonivelante e pode ser aplicado em qualquer sobre diversos tipos de materiais como metal, cerâmica, porcelanato e pedras em geral.

Uma solução rápida, simples e muito mais econômica: o espelho é um ponto-focal natural de qualquer banheiro, e ele pode ser o melhor investimento para o local. De preferência, um modelo com um formato diferente ou com uma moldura que contraste com a cor da parede, com tamanho proporcional ao tamanho da bancada da pia.

Tanto natural, quanto artificial, a iluminação é um fator importante em um banheiro. Ao mesmo tempo, muito fácil de renovar. “Achamos interessante criar banheiros claros e bem iluminados.  Sempre trabalhamos com espelhos para dar a sensação de amplitude espacial.  Esta combinação de boa iluminação casada com espelho valoriza bastante o espaço”, comenta Elisa.

Fuja do convencional

Existem muitas possibilidades para que isso aconteça, uma delas é a questão da mistura de materiais e da variação de texturas sempre faz com que a decoração fuja do comum. É possível misturar revestimentos em pedras com detalhes em mármore e granito, tons de madeiras, texturas de cimento queimado e ripado com pinturas, por exemplo. “Outra coisa legal que o cliente pode fazer para deixar seu banheiro diferenciado é usar objetos pessoais para decorar, como por exemplo, algo comprado em uma viagem ou algo que tenha um significado para ele.  Sempre encorajamos nossos clientes a fazerem isso em qualquer ambiente”, explica a profissional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Um dos projetos de banheiro que a empresa de Elisa fez foi o banheiro da edição de 2015 do Mostra Casa Design, no Rio de Janeiro. A ideia para o projeto foi a criação de um ambiente que aliava o clássico a uma modernidade atemporal, destinado a abrigar usuários que priorizavam a funcionalidade do espaço. ‘’ O uso de materiais naturais combinados com design contemporâneos permitiu criar uma atmosfera particular cheia de personalidade’’, conta Elisa.

7 dicas para uma decoração com baixo custo
  1. Restaurar objetos antigos já existentes em casa;
  2. Azulejos: usa-los estrategicamente, mesclando opções mais sofisticadas com as mais básicas. Pinta-los ou adesiva-los também pode ser uma boa solução;
  3. Pinturas: investir em pintura fresca (com acabamento acetinado), para pintar, inclusive, todos os acessórios e móveis;
  4. Reaproveitamento: tudo que puder ser reaproveitado, especialmente louças, metais e mobiliário antigo, poupará dinheiro;
  5. Decoração: as peças de enfeite são uma ótima maneira de modernizar o banheiro sem a dor de cabeça da remoção e instalação de infraestrutura. Um tapete amigável, vasos de flores, suportes de vela ou outras decorações podem adicionar personalidade ao ambiente;
  6. Arte: outro elemento que ajuda na repaginada do banheiro é a arte, que pode ser algo com significado afetivo, como quadros, fotografias e esculturas, acomodadas na parede ou em prateleiras;
  7. Espelhos: este é sempre o ponto que mais chama atenção e pode ajudar a ampliar o espaço significantemente. Invista, portanto, em diferentes formatos e molduras.

 

BDF na Rede

         

PUBLICIDADE

Setembro, 2018

Filtrar eventos

26set20:0023:00Andrea Bocelli | Brasília - DF

27set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

28set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

29set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

30set08:0022:00Brasília Capital Fitness 2018

PUBLICIDADE
X

Send this to a friend